segunda-feira, dezembro 21, 2015

11 dicas para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (prevenção das DST's)

11 dicas para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (prevenção das DST's)

As doenças sexualmente transmissíveis (DST's) ou infecções sexualmente transmissíveis (IST's) são infecções que se transmitem de pessoa para pessoa via sexual, estas doenças se transmitem pelo contacto sexual independente da via sexual que o contato se dê, podendo afetar todos os indivíduos independentemente do seu sexo, raça, orientação sexual, situação econômica ou idade.
11 dicas para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (prevenção das DST's)

Quando falos de DST's estamos a nos referir a algumas doenças como:
  • Clamidia
  • HIV/ AIDS
  • Hepatite B e C
  • Chatos
  • Sífilis
  • Gonorreia
  • Verrugas genitais (HPV)
  • Herpes genital

A prevenção é a chave para ficarmos livres destas doenças, o sexo seguro é a principal chave para protegermos o nosso organismo deste tipo de transmissões. Descubra as minhas dicas para se proteger:

11 dicas para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis:
1) use camisinha (a camisinha só é eficaz se for colocada antes do contacto sexual)
2) evite ter muitos parceiros sexuais
3) antes de engravidar faça um check up de avaliação
4) não amamente seu bebê se tiver HIV ou AIDS
5) se vacine contra o HPV e Hepatite B
6) evite o consumo de drogas
7) prefira os lubrificantes sexuais à base de água
8) fale com seu parceiro para o conhecer melhor
9) trate as infeções e doenças genitais
10) não partilhe de objetos e brinquedos sexuais
11) não partilhe objectos cortantes como laminas de barbear

Fontes bibliográficas
Partilhe

9 comentários:

  1. Boa tarde Dr,

    estive a ver na sua pagina o que fala acerca das pilulas contraceptivas. Eu gostaria de lhe pedir uma opinião. Estou a tomar Diane 35 e estou a reparar que tenho a pressão arterial alta, falei com a médica de familia e ela resolveu dar-me a Clarissa, em principio ela ia-me dar a Minigeste porque a diane 35 faz me enxaquecas, mas como tenho também alguns pelos na face que me incomodam um pouco ela diz que a Minigeste não actua nesse campo da pilosidade, que as que actuam são a Diane e a Clarissa... Devo experimentar a Clarissa? Mas li também que sobe a pressão arterial... não sei bem o que fazer...

    Obrigada pela atenção dispensada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve seguir as excelentes indicações de sua médica e iniciar a clarissa.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. mas no que toca À pressão arterial não afectará? Posso fazer a paragem de 7 dias da Diane 35 e começar a Clarissa no 8º dia? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem menor dosagem hormonal tem menor risco de notar aumento da pressão... pode iniciar após a paragem ou no primeiro dia da menstruação, siga as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. só mais uma questão Dr, na ultima cartela da pilula num dos dias em que tive enxaqueca e vomitei, preferi não tomar a pilula uma vez que a vomitaria e tomei-a mais tarde (a hora habitual era entre as 21 e 23h e nesse dia tomei as 2 da manha quando já não vomitava) tive relações dias depois,mas fiz a paragem e veio sangramento. Há risco de gravidez? Eu nunca consigo tomar a pilula há mesma hora...tomo sempre entre as 21 e as 23... corro riscos desta forma? Quanto à mudança da pilula estarei protegida de igual forma fazendo a paragem de 7 dias? Muito obrigada pelo esclarecimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após vomitar e repor o comprimido continuamos protegidos... embora se deva repor o comprimido esquecido de outra cartela suplente para não nos faltar um comprimido... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá doutor. Gostava de lhe fazer uma pergunta(acho que a anterior não foi enviada) sobre a pílula belara. Desde já peço desculpa se não for uma pergunta inteligente mas não estou perto de uma farmácia.. Eu tomo a pílula belara há 1 ano seguido, sem interrupções ou esquecimentos, eu queria saber se eu estou protegida logo no primeiro comprimido de uma cartela? (É claro que sem vómitos, diarreia ou tomando comprimidos que interfiram no funcionamiento da pílula.) eu fiquei um pouco confusa com algumas respostas a outras dúvidas.. Obrigada e resto de boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, se a tomar sem falhas não tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pelo seu trabalho!

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.