quinta-feira, março 31, 2016

Efeitos adversos do anel nuvaring®

Efeitos adversos do anel nuvaring®

Efeitos adversos do anel nuvaring®

O anel nuvaring® como todos os medicamentos pode causar alguns efeitos secundários, embora tenha esse risco comparando com os outros anticoncepcionais de acordo com os estudos a sua ocorrência é diferente pela absorção ser ao nível da mucosa vaginal.

Como todos os anticoncepcionais na fase inicial do tratamento, até 4 ciclos, a probabilidade de notarmos efeitos secundários é maior, o mesmo é valido para as mulheres que pretendem adiar a menstruação e usam o anel vaginal sem fazer a pausa de 7 dias.

Efeitos adversos do anel nuvaring®

Efeitos adversos do anel nuvaring® frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 mulheres utilizadoras)
  • dor de barriga
  • náuseas
  • candidíase
  • desconforto vaginal
  • comichão na zona genital
  • corrimento vaginal
  • enxaquecas
  • alterações no humor
  • alterações no desejo sexual
  • tensão mamária
  • períodos menstruais dolorosos
  • acne
  • alterações no peso
  • expulsão do anel


Efeitos adversos do anel nuvaring® pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 mulheres utilizadoras)
  • perturbações na visão
  • tonturas
  • abdómen inchado
  • vómitos
  • diarreia
  • prisão de ventre
  • sensação de cansaço
  • irritabilidade
  • retenção de líquidos
  • infeção do trato urinário
  • dor e desconforto na relação sexual (parceiro sentir o anel)
  • aumento da pressão arterial
  • aumento do apetite
  • espasmos musculares
  • dor nas pernas ou braços
  • quistos nas mamas
  • inflamação do colo do útero
  • pólipos cervicais
  • alterações do período menstrual
  • síndrome pré- menstrual
  • secura vaginal
  • queda de cabelo
  • eczema


Efeitos adversos do anel nuvaring® raros (podem afetar até 1 em cada 1.000 mulheres utilizadoras)
  • coágulos sanguíneos (riscos de trombose)
  • corrimento mamário
  • manchas na pele
  • desconforto do pénis do parceiro


Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com/nuvaring
infarmed.pt
Partilhe

20 comentários:

  1. Olá! Tomo a pílula ha 1 mês e uma semana, tudo certinho, o período desceu quando devia, também. Hoje reparei que as minhas fezes tinham sangue. Isso tem alguma coisa a ver com a pílula? Perdeu a eficácia ou assim? A última vez que tomei foi às 22.30 de ontem, isto aconteceu ja passadas mais de 15 horas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece, me diga é sangue vivo, bem vermelho? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim, era vivo. Mas ontem e hoje já não tive nada...Andei a pesquisar, e segundo o que apurei poderá ser relacionado a hemorróidas (que eu nunca tive, mas que se calhar até tenho). Mas desde sábado à noite que ando a beber mesmo muita água...

      Eliminar
    3. Ok, continue que vai melhorar, ao ficar com as fezes mais moles... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Mas ter este tipo de episódios depois da toma da pílula, não corta o efeito, pois não? É que num blog vi que entre 3-4h depois, cortava e tinha de se tomar outro, mas não encontrei mais nada na net que dissesse o mesmo...

      Eliminar
    5. Olá, diarreia, fezes liquidas, até 4 horas depois da toma do comprimido cortam sua eficácia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá, Carlos.
    A pomada Trok (cetoconazol e betametasona) interferem na eficácia da pílula?
    Desde já, muito obrigada e parabéns pela iniciativa do blog. Sempre acompanho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere pode manter a pilula e fazer o tratamento... se precisar ando por aqui... obrigado por acompanhar o blog.... :)

      Eliminar
  3. Bom dia, doutor. Não sei se recebeu o meu comentário anterior, mas vou reformular: tomo a pílula há mais de 1 mês e 1 semana, na sexta tive fezes com sangue (não estava nas fezes, estava no papel), e ontem o mesmo. Tomei a pílula às 22h30 e ambos os episódios se passaram à tarde do dia seguinte. Este tipo de ocorrência corta o efeito da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pois não foi diarreia... mantenha a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, Carlos.
    A pomada Trok (cetoconazol e betametasona) corta a eficácia do anticoncepcional?
    Tive de passar uma quantidade mínima nas costas da minha irmã...
    Desde já, muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere pode manter a pílula e fazer o tratamento... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá! Nos CAD fazem exames a mais DST para além do HIV ou é só?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, teste rápido só mesmo VIH... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  6. Olá, uso o nuvaring a dois anos, e de uns 3 meses para cá tenho sentido fortes dores durante as relações sexuais, percebi que não tenho mais a mesma lubrificação que antes. Essas dores só ocorrem depois e durante as relações. Andei reparando que o incomodo é bem mais na parte externa, na pele que fica bem na saida da vagina (que divide a vagina do anus). O nuvaring pode ser responsável por isso? estou pensando em modificar meu método contraceptivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio não terá relação, pois é nessa parte... deve manter o uso do anel e aplicar uma pequena porção de vaselina nessa pele, após a higiene, para aumentar a elasticidade, desta forma deve melhorar e não notar esse desconforto... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta, vou testar! pensei que o nuvaring fosse responsável pela falta de lubrificação!

      Eliminar
    3. Olá, essa alteração na pele entre o ânus e a vulva não tem relação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite Doutor Carlos! Fui ontem na consulta da minha ginecologista e como estou obesa, ela pediu pra que eu usasse nuvaring! Vc acha que por ter menos hormonio pode emagrecer? Eu usava yasmin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o aumento de peso está mais relacionado com nossos estilos de vida... deve confiar em sua médica e seguir suas instruções... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.