7 de abril de 2017

Sarampo



O sarampo é uma infecção viral muito contagiosa, que se julgava extinta nalguns países europeus, mas com as vagas de emigração e refugiados, voltaram a surgir grandes surtos de sarampo, o que veio confirmar a necessidade de manter a vacinação em dia.

O contagio do sarampo ocorre de pessoa para pessoa através das gotículas ou aerossois (saliva), expelidos pela tosse ou espirros. O vírus responsável pelo sarampo é o Morbillivirus. O Morbillivirus não consegue sobreviver fora da pessoa, razão pela qual o contagio apenas acontece pelas secreções da garganta e nariz.
Sarampo

O fácil contagio, deve-se também ao facto de a pessoa doente iniciar o contagio a terceiros, após 2 a 4 dias de ser contaminada, antes mesmo de ter sintomas. A fase de contagio estende-se até ao desaparecimento dos sintomas (erupções na pele).

Uma pessoa com o vírus do sarampo é contagiosa entre 2 e 4 dias antes que a erupção apareça e continua a sê-lo até ao seu desaparecimento.

Sintomas do sarampo

O período de incubação do vírus do sarampo pode durar 8 a 13 dias, os sintomas mais comuns do sarampo são a febre, manchas avermelhadas na pele, ligeira coceira, congestão nasal, irritação da garganta, tosse seca, vermelhidão do olhos, dores musculares e manchas brancas da boca (manchas de Koplik).

O sarampo é normalmente uma doença benigna, acabando por passar, após 2 a 3 semanas. Em situações mais raras pode ser causador de algumas complicações como a encefalite, pneumonias, otites, diminuição das plaquetas, entre outras.

Prevenção do sarampo

A prevenção do sarampo consegue-se através da vacinação, a vacina do sarampo está indicada na infância, aos 12 meses e aos 5 anos (Plano de Vacinação 2017 português - pode variar de país para país).
Prevenção do sarampo

Tratamento do sarampo

O tratamento desta doença viral benigna acaba por ser apenas de suporte para aliviar o desconforto dos sintomas, como uso de paracetamol para diminuir a febre e dores musculares, loção para alivio da coceira, repouso e maior hidratação.

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.