Atrasar a hora do anticoncepcional injetável



"A minha pergunta é... e o anticoncepcional injetável tem que ser tomado sempre no mesmo horário e na mesma data todos os meses??"
Se ao falarmos na pílula anticoncepcional é habitual referir a importância da toma do comprimido sensivelmente à mesma hora, para estarmos protegidos e evitar esquecer (na verdade pode até atrasar 12 horas, em relação ao horário que tomou no dia anterior que vai continuar protegida). Mas em relação aos anticoncepcionais injetáveis? Que resposta posso dar à pergunta que me fizeram ontem?

Atrasar a hora do anticoncepcional injetável

Como falamos temos dois tipos de anticoncepcional injetável, o de administração mensal e o de administração trimestral...
Atrasar a hora do anticoncepcional injetável
Devo fazer o anticoncepcional injetável mensal à mesma hora?

O anticoncepcional injetável mensal deve ser feito todos os meses entre o sétimo e o décimo dia do ciclo menstrual, de preferência no oitavo dia do ciclo. E a hora?

A hora não é importante, neste caso deve é respeitar o dia do ciclo. Deve fazer no oitavo dia do ciclo, mas pode haver excepções como:
  • se o oitavo dia for ao fim de semana - nesta situação pode fazer na segunda feira, pode fazer entre o sétimo e o décimo dia do ciclo menstrual
  • se não menstruar todo o mês - nesta situação pode fazer de 30 em 30 dias, para estar protegida e regular seu ciclo
Devo fazer o anticoncepcional injetável trimestral à mesma hora?

O anticoncepcional injetável trimestral deve ser feito de 90 em 90 dias, de 12 em 12 semanas. E a hora da administração é importante?

A hora não é importante, deve fazer no dia sugerido, podendo antecipar ou adiar dois dias.

Espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊

Descubra alguns posts relacionados