27 de fevereiro de 2013

Flatulência (gases)

A flatulência é o excesso de gases no intestino, causando espasmos e distensão abdominal. O gás no intestino surge através da deglutição de ar e da produção pelas bactérias da flora intestinal. As bactérias produzem gás em grande quantidade devido à alterações da flora intestinal (corrigida com medidas dietéticas), consumo exagerado de verduras e legumes e deglutição de ar pelo stresse ou ansiedade.

Alimentos a aumentar: ervas aromáticas (anis, funcho, hortelã e salva), gengibre, iogurtes (optar por comer um iogurte após as refeições), dióspiros, e optar por ingerir fruta, legumes e verduras no início das refeições para evitar que estacionem muito tempo no intestino.

Alimentos a reduzir ou evitar: laticínios, pão, cafeína (café, colas, chá preto, bebidas energética) e massa tenra. carlosedgar.com

Fontes bibliográficas

14 comentários:

  1. Olá! Tenho dores abdomnais em forma de pontadas pequenas que vêm e passam toda hora e tbm solto muitos gases mesmo indo todos os dias ao banheiro, o que pode ser? Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas é todos os dias? Comeu alguma coisa diferente? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim estou indo todos os dias ao banheiro e mesmo assim estou soltando muitos gases e arrotos tbm, comida geralmente normal feijão, arroz e mistura, agora com salada tbm.

      Eliminar
    3. Olá, mas sempre foi assim? Ou só está acontecendo nestes últimos dias? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Olha doutor nunca fui de ir regularmente ao banheiro, mas há alguns meses tive uma crise de constipação que durou uns três dias ou mais, sem conseguir defecar e com gases presos,quando consegui foi bem difícil a saida e sangrou um pouco, daí fui ao clinico geral e ele pediu que mudasse a dieta e passou uns exames de rotina, sangue fezes e urina que segundo ele não deu nada, alem disso fiz ultrassom abdomem total e vias urinarias que aoresentou uma pequena pedra na bexiga mas que nem foi ressaltada nas observações que no entando relatou-se excesso de gases.

      Eliminar
    5. Ok, pode mesmo ter relação com seu intestino que é preguiçoso... deve mesmo manter os cuidados na dieta, beber muita água e praticar exercício, que ajuda também... ando por aqui... :)

      Eliminar
    6. Bem estou fazendo a dieta e agora regulou o intestino mas as pontadinhas nojentas continuam e os gases tbm apenas diminuiram um pouco é assim mesmo demorado ou não pode ter outra causa ?

      Eliminar
    7. Ok, deve manter, pense também em introduzir alguns dos alimentos que falo no post... :)

      Eliminar
  2. Oi, tenho dores abdominais e nas costas que variam da região lombar até no alto perto das clavículas, doe tbm na parte mais baixa do abdomem perto do p****, pode ser somente gases?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, provavelmente é outra a causa... já algum se sentiu assim? Fez algum esforço?

      Eliminar
    2. Trabalho fora e viajo de moto a mais de 1 ano todos os dias. pode ser isso ?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode... deve mesmo ser essa a causa... pode usar algum analgésico para ver se melhora... se continuar fale com seu médico... as melhoras... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Oi doutor. Ontem comi banana madura e tomei suco de tamarindo acordei com dor de barriga e fui ao banheiro três vezes seguidas é normal? Os muitos gases e dores com forma de pontadas que erradas e queimam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, e não comeu mais nada? Era diarreia? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.