Segundo o artigo 142º do Código Penal Português a mulher pode realizar a interrupção voluntária da gravidez até à 10ª semana de gestação, tendo para isso que recorrer a um estabelecimento da saúde autorizado.
Para realizar a interrupção a mulher pode dirigir-se ao seu centro de saúde, solicitando apoio ao seu médico de família, maternidades ou serviços de obstetrícia. Este ato é de exclusiva responsabilidade da mulher e no atendimento é lhe garantida confidencialidade e total sigilo.
O procedimento
A mulher que manifeste o seu desejo de interromper a gravidez deve ter uma consulta prévia para avaliar a sua situação clínica e ser-lhe-á marcada a interrupção. Entre estas consultas deverá haver um período de reflexão, com duração mínima de três dias, podendo solicitar apoio psicológico de um técnico de saúde credenciado. A interrupção pode ser praticada com recurso a medicamentos ou a uma cirurgia. Para concluir deve ter uma consulta de planeamento familiar para corrigir ou iniciar um método contracetivo.
fiz uma interrupção voluntária da gravidez através de medicamentos, na quarta feira tomei o primeiro comprimido, e na sexta feira tomei o segundo. Na terça feira as 00h15m tive quase a fazer relações estávamos molhados ,mas não tive ejaculação, apenas estivemos encostados um ao outro, há possibilidade de voltar a estar grávida? corro algum risco? será que posso tomar a pílula do dia seguinte?
ResponderEliminarOlá,
Eliminarhá risco de ficar grávida mesmo sem penetração basta que o pénis toque na vulva, pode ocorrer pequena ejaculação ou saída de esperma, por precaução deve tomar a pílula do dia seguinte o que lhe vai causar efeitos secundários, como hemorragias. Opte por uma pílula contraceptiva de toma diária, não é boa opção continuar a usar estas situações de último recurso.
Ando por aqui...
é seguro tomar a pílula do dia seguinte mesmo que ainda esteja com a hemorragia causada pelo interrupção voluntária da gravidez? há consequências? ainda estou a tomar o methergin, o azitromicina gp 500g ja acabei eram so tres dias, pode resultar em conplicaçoes?
ResponderEliminarOlá,
Eliminarapós fazer a IVG a mulher entra no puerpéreo, como se tivesse um parto, o corpo necessita de se recompor e nesta fase não há logo risco de engravidar, não percebi a sua questão anterior descupe, como está a tomar ainda a medicação e só acabou na 6ª feira, não há necessidade de tomar a pílula do dia seguinte. A toma da pílula do dia seguinte iria aumentar os efeitos secundários, nomeadamente hemorragias. Dentro de 15 dias recorra a uma consulta de planeamento familiar para fazer revisão pós-ivg e iniciar um contraceptivo.
Ando por aqui...
Fiz uma interrupção voluntária dia 13-10, sangrei na 1ªsemana, no final da segunda semana voltei a a sangrar, hoje já é 30-11 e ainda a minha menstruação não veio.
ResponderEliminarestou preocupada
Olá, pode acontecer isso, não sei se está usando proteção, deve aguardar.... ando por aqui... :)
EliminarFiz uma ivg a 9 dias e estou a tomar a pílula, tive relações 1 vez posso engravidar ?
ResponderEliminarOlá, com 9 dias de pílula não tem riscos, deve manter, ando por aqui... :)
EliminarBoa tarde! Estou grávida de 8 semanas. Pretendo fazer uma IVG, sou da zona de Aveiro... Ao recorrer ao SNS, fica registado no nosso processo? Tem de ser obrigatoriamente de forma medicamentosa? É verdade, segundo li nalguns sítios, que por ter problemas respiratórios (asma) o processamento deverá ser cirúrgico? Obrigada.
ResponderEliminarOlá, sim fica registado um acesso ao hospital e não diretamente ao seu processo médico, no centro de saúde, o seu médico só sabe se entrar nesse acesso, o que é difícil apenas se ele precisar... o procedimento cirúrgico tem maior relação com o número de semanas até... deve fazer consulta para receber todo o apoio... só é feito até ás 10 semanas... ando por aqui... :)
Eliminar