Tampões ou pensos

A menstruação é cada vez menos um incómodo para a mulher, muito por culpa dos excelentes métodos de absorção.

O que escolher, penso ou tampão?

O penso é colocado no exterior e é mais fácil de colocar, é recomendado nas primeiras menstruações, como desvantagens temos as dermatites de contacto que normalmente passam com a mudança de marca e aplicação de creme.

O tampão é colocado no interior da vagina, funciona como uma esponja, é mais cómodo na roupa e ideal para se usar no verão, na praia. As desvantagens são: a dificuldade de introdução e reação alérgica e chamada de síndrome de choque tóxico (síndrome muito controversa que nem sempre é associada ao uso de tampões).

Mitos: os tampões não desaparecem no corpo da mulher, basta puxá-lo pelo cordão ou então retirá-lo, com os dedos, após fazer força para evacuar, o uso em mulheres virgens não está contraindicado.


Tampões, como utilizar

O uso de tampões permite que a mulher atravesse o período menstrual com maior conforto e comodidade, siga estes conselhos: troque-o de três em três horas (com o calor solta odor), não use o tampão sem menstruação (pode colar-se às paredes da vagina), antes de tomar banho na praia ou piscina coloque um tampão novo, se têm tendência para alergias evite utilizar os tampões (síndrome choque tóxico), durante a noite não use o tampão mais de 6 horas (pode criar ambiente propício a infeções) prefira o penso. carlosedgar.com

Fontes bibliográficas