-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

O que é ansiedade?


A ansiedade é a resposta a uma ameaça física ou psicológica real ou pressentida. Os episódios de ansiedade podem ser curtos ou prolongados no tempo.


Quais são os sintomas da ansiedade?

Os sintomas da ansiedade são o cansaço, falta de sono, falta de ar, tonturas, vertigens, confusão, sensação de desmaio, palpitações, aumento dos batimentos cardíacos, respiração mais acelerada, dores no peito, mãos húmidas, suores, arrepios, tremores, boca seca, necessidade urgente em ir à casa de banho, aperto na garganta, dificuldade em engolir, vómitos, diarreia, falta de desejo sexual, tensão muscular, afrontamentos, impotência ou ejaculação precoce.

Para que serve a ansiedade?

A ansiedade é uma resposta do organismo a situações de perigo ou potencial perigo para aumentar a vigília e levá-lo a reagir mais rapidamente.

Como evitar a ansiedade?

Como as situações de ansiedade estão ligadas a situações de medo, pânico e potencial perigo a pessoa pode desenvolver algumas estratégias para resistir a estas ameaças. Através da ajuda de um bom psicoterapeuta a pessoa ansiosa pode desenvolver algumas técnicas para quebrar o ciclo da ansiedade. Confira a pergunta como tratar a ansiedade.

A ansiedade atrasa a menstruação?

Sim pode ser responsável por alterações hormonais que levam a alterações na menstruação.

Quais as consequências da ansiedade?

A ansiedade contínua afeta a qualidade de vida e pode causar problemas como depressão, hipertensão arterial, doenças cardíacas, conflitos, problemas laborais e familiares, dependências (álcool e tabaco), acidentes de viação, modificações na vida sexual, entre outros.

Como tratar a ansiedade?

A ansiedade pode ser tratada com psicoterapia e medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos (calmantes). A pessoa ansiosa pode contribuir para a melhoria das crises se tiver algumas medidas complementares ao tratamento como: praticar musicoterapia, yoga, tai chi, aromaterapia, massagem, meditação, aprender a relaxar com exercício respiratórios (respire dentro de um saco), praticar exercício físico não competitivo, planear atividades ao ar livre, evitar bebidas estimulantes (com cafeína), evitar o tabaco, beber infusões de plantas (camomila ou tília), organizar melhor as suas atividade diárias em casa e no trabalho (antecipe os problemas em vez de os solucionar) e ler livros. A pessoa com ansiedade descontrolada e crónica deve falar com o seu médico.

Plantas com benefícios na ansiedade: camomila, tília, flor-de-laranjeira, passiflora, raiz de valeriana, alface, ginseng, primavera e lavanda.

Fontes bibliográficas