Colesterol e triglicerídeos

O que é o colesterol?

O colesterol é uma gordura essencial no nosso organismo, que é produzida pelo fígado e obtida através dos alimentos de origem animal como a carne, peixe, ovos, e produtos lácteos.

Para que serve o colesterol?

O colesterol é necessário para produzir algumas estruturas celulares (membranas), vitamina D, hormonas, ácidos biliares, entre outros. As necessidades de colesterol do organismo são pequenas.

Que tipos de colesterol existem?

No nosso organismo temos três tipos de colesterol, o colesterol total - lipoproteínas de baixa densidade (LDL), o bom colesterol - lipoproteínas de alta densidade (HDL) e o mau colesterol - lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL).

Quais os valores normais do colesterol?

Os valores normais de colesterol são <190 mg/dl para o colesterol total, >40 mg/dl para o colesterol bom (HDL) e <130 mg/dl para o colesterol mau (LDL).

Que fatores afetam os níveis de colesterol?

Os valores de colesterol podem variar, pois sofrem influência da alimentação, excesso de peso, atividade física e fatores genéticos.

De quanto em quanto tempo devo fazer análises ao colesterol?

As análises ao colesterol devem ser feitas de 5 em 5 anos para pessoas até aos 40 anos sem fatores de risco, posteriormente deve ser feitas de 2 em 2 anos. Em pessoas com risco de ter colesterol elevado devem ser feitas anualmente ou sempre que haja indicação médica (controlar um tratamento).

O que são gorduras insaturadas e gorduras saturadas?

As gorduras insaturadas são mais saudáveis que as saturadas. As gorduras insaturadas contribuem para o aumento do colesterol bom e diminuição do colesterol mau. Existem dois tipos de gorduras insaturadas - monoinsaturadas e polinsaturadas. Alguns alimentos vegetais ricos em gorduras insaturadas: azeite, oleaginosas, nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, abacate, óleos de girassol, milho, soja, peixes gordurosos (salmão, atum, arenque ou sardinha), semente de abóbora e linhaça.

Qual a dieta mais indicada para baixar o colesterol?

A sua dieta deverá ter menos gordura, algumas estratégias: beba leite magro ou meio-gordo, coma queijos com baixo teor em gordura, retire a pele ao peixe e às aves, prefira a fruta, vegetais, grãos, arroz e massa, prefira as refeições assadas ou cozidas, utilize o azeite nos temperos e saladas, faça a sopa sem carne ou gordura animal, retire a gordura da carne de vaca e porco, escorra a carne depois de cozinhada e arrefeça as sopas e os molhos e retire a capa de gordura à superfície.

Mude alguns hábitos: Come carne, enchidos e marisco, então passe a comer peixe ou carne de aves sem a pele, leguminosas e carnes vegetais (soja), come manteiga e bacon, então opte por comer margarina, azeite ou outros óleos vegetais, bebe leite normal, então opte por leite desnatado, leite de amêndoa ou de soja, come queijo curado, então prefira queijo fresco light, tofu ou abacate, come pastéis, bolos refinados e outra pastelaria, retire-os da sua dieta, come pão de forma e pães de leite, prefira pão integral do dia, come doces e chocolates, então opte por fruta, mel ou melaço.

Que alimentos aumentam o colesterol?

Todos os alimentos de origem animal como carne, peixe, leite, ovos, banha, manteiga de leite, queijo, entre outros.

Que alimentos baixam o colesterol?

Os alimentos que favorecem a descida do colesterol são o farelo de aveia, soja, hortaliças (alho, cebola, alho francês, cenoura e tomate), cereais, frutos secos, fruta (morango, laranja, limão, tangerina, cereja, maçã, pera e banana), peixe, chá de rooibos e vinho tinto (um copo à refeição).

Os vegetais têm colesterol?

Não, os vegetais como não são alimentos de origem animal não têm colesterol.

Os iogurtes especiais podem baixar o colesterol?

Os iogurtes e outros produtos especiais são enriquecidos com elementos vegetais que podem levar a uma diminuição dos valores de colesterol, no entanto não são substitutos de medicamentos ou de uma dieta pobre em gorduras animais.

Os ovos têm colesterol? Quantos devo comer por dia?

Sim têm. Devemos comer 3 a 4 ovos por semana.

Como devo tratar o colesterol?

O tratamento do colesterol alto tem como objetivo diminuir o risco de doenças cardiovasculares, através da redução do colesterol mau LDL e subida do colesterol bom HDL. O tratamento do colesterol deve iniciar-se com uma mudança dos estilos de vida, mais verduras e fruta, prática regular de exercício físico, deixar de fumar e controlar o peso. O tratamento clínico deve incidir numa terapêutica estatina (medicamentos como sinvastatina). Os ácidos gordos ómega 3 e 6 e as cápsulas de alho têm-se revelado aliados na luta contra o colesterol e aterosclerose.

O que é a aterosclerose?

A ateroesclerose é uma doença que se caracteriza pelo espessamento e perda da elasticidade das artérias. Nas paredes arteriais há uma acumulação de placas de gordura (ateroma).

Quais as consequências do colesterol alto?

Os valores de colesterol elevado aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

O colesterol elevado é genético?

De acordo com estudos mais recentes , algumas pessoas, têm um tendência genética para o aumento do colesterol.

Os triglicerídeos são um tipo de colesterol?

Não, os triglicerídeos são outro tipo de gordura que circula no sangue ligada às VLDL (colesterol mau).

O que leva ao aumento dos triglicerídeos?

Os triglicerídeos aumentam se tivermos uma alimentação muito calórica, rica em açúcares ou bebidas alcoólicas.

O que é uma dislipidémia?

Uma dislipidémia é um aumento da concentração das gorduras no sangue (colesterol e triglicerídeos) e ocorre quando existem níveis de colesterol superiores a 190 mg/dl ou níveis de triglicéridos superiores a 150 mg/dl ou aumento de ambos.

Fontes bibliográficas