Cuidados ao rabinho do bebé

Um bebé amamentado à mama deve, normalmente, defecar a cada mamada, embora possa estar até três dias sem o fazer, nestas situações deve tomar medidas para aliviar a obstipação e o desconforto, como massajar a barriga (deitar o bebé de barriga para baixo sobre o seu braço), fazer exercícios com as pernas (esticar e encolher), estimular a região em redor do ânus com bola de algodão e em último caso aplicar supositório de glicerina ou clister.

As fezes do bebé devem ser amarelas (cor de ovo) se mamar leite materno e amarelas escuras ou castanhas se mamar leite artificial. As fezes do bebé podem ser verdes (intolerância à lactose é a causa mais comum) ou ser raiadas de sangue devido a fissuras, obstipação ou alergias à proteína do leite de vaca, nestes duas situações deve falar com o seu médico.

A pele do rabinho do bebé está sujeita a muitas agressões pela presença constante de urina e fezes, deve ser limpa e cuidada após cada micção ou dejeção, assim deve retirar a fralda suja, dobrá-la e colocá-la no lixo, limpar a pele com toalhete ou manápula molhada em água morna (limpando bem as pregas e dobras), deixar secar e aplicar nova fralda. Se a pele estiver vermelha (irritada) pode aplicar creme com vitamina A e óxido de zinco. Os toalhetes devem ser usados excecionalmente.

Prevenir e tratar as assaduras

Para prevenir as assaduras deve evitar o excesso de humidade na pele do rabinho (mudar a fralda sempre após uma micção ou dejeção), usar fraldas absorventes, limpar bem o rabinho, genitais e pregas em cada muda de fralda, deixar secar a pele e aplicar pomada ou creme com vitamina A e óxido de zinco ou clara de ovo se a pele estiver vermelha (a clara de ovo pode ser guardada 24 horas no frigorifico).

Para tratar uma assadura deve começar por limpar bem o rabinho e após secar a pele (se necessário use um secador com temperatura baixa para não queimar) deve aplicar um creme com vitamina A e óxido de zinco ou clara de ovo, (deixe o rabinho ao ar após mudar a fralda), após 2 dias se não melhorar fale com o seu médico.

Fontes bibliográficas