Eficácia do DIU

O dispositivo intrauterino é um anticoncecional de longa duração, de 5 a 10 anos, de cobre ou hormonal (SIU - sistema intrauterino). É um dos métodos anticoncecionais, de longa duração, mais usado no mundo e confere à mulher protecção contra a gravidez indesejada ou sangramentos vaginais excessivos (DIU hormonal).


A presença do DIU no interior do útero causa uma reacção inflamatória do útero que impede a instalação do ovo, por outro lado causa também alterações no meio genital que impedem que os espermatozoides consigam atingir os óvulos, evitando assim a fecundação.

Eficácia do DIU

Não existem métodos contracetivos 100% eficazes, o DIU confere uma grande eficácia rondando os 99% de eficácia, os estudos revelam uma taxa de gravidezes associada ao uso do DIU de cerca de 0,5 a 0,7% de gravidezes por cada 100 mulheres por ano. Estes valores garantem uma grande protecção do DIU (das mais elevadas comparando com outros métodos contracetivos).

Quando o DIU perde a eficácia

A eficácia do DIU pode ser alterada devido a alguns medicamentos (DIU hormonal, alguns medicamento: fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina ou efavirenz.) e quando ocorre expulsão do dispositivo (pode ocorrer).
Fontes bibliográficas
gineco.com.br