Higiene intima, como a mulher deve fazer a sua higiene intima?

A mulher deve ter especial cuidado com sua higiene mais intima, pois somente com uma higiene cuidada pode evitar infecções genitais, sentir conforto genital e evitar o odor intenso que normalmente os órgãos sexuais femininos externos libertam.

A higiene intima deve ser efetuada todos os dias ou sempre que a mulher tenha relações sexuais, antes e depois do ato. A mulher menstruada deve ter mudar mais vezes o absorvente e deve fazer a higiene intima mais vezes por dia.

Quando falamos de higiene intima referi-mo-nos à lavagem dos órgãos externos, grandes e pequenos lábios, vulva e virilhas. O interior da vagina não deve ser lavado pois tem um equilíbrio muito próprio que ao ser alterado permite a proliferação de batérias e consequentes infecções.
Para fazer a higiene intima a mulher deve optar por uma sabonete de pH neutro ou loção indicada para higiene intima (Higiene íntima feminina produtos - gel e sabonete íntimos), fazer só a lavagem exterior, usar roupa de algodão (secar e vestir), usar água tépida ou ligeiramente quente, evitar usar lubrificantes à base de silicone, mudar o absorvente regularmente, evitar os duches vaginais e ter cuidados na depilação.

Fontes bibliográficas