14 medidas para diminuir o sal na sua alimentação

O sal é um mineral constituído pelo sódio e cloro, ambos os oligoelementos são essenciais para o funcionamento do nosso corpo. O seu doseamento permite ao nosso organismo controlar os líquidos, o funcionamento da circulação, do coração, dos outros músculos, do rim, das células, controle da pressão arterial, entre outros processos.

O sal ganha por isso um papel muito importante na manutenção de alguns processos essenciais do nosso corpo.

A quantidade de sal ideal na dieta

Um ser humano deve ingerir cerca de 5 gr de sal por dia (recomendação da OMS - Organização Mundial de Saúde), o que equivale a cerca de 2g de sódio, na crianças a OMS recomendada o consumo de 3 gr de sal por dia.

O excesso de sal, consequências

Os estudos revelam que o excesso de sal pode contribuir para o surgimento de diversas doenças como a hipertensão, AVC, enfarte do miocárdio, doenças renais, cancro no estômago e osteoporose.

O combate ao excesso de sal é por isso muito importante para contrariar e evitar o surgimento destas doenças. Estima-se que apenas 10% da quantidade de sal que consumimos faça parte dos alimentos a restante é adicionado na sua confecção ou preparação. Devemos por isso diminuir o seu consumo, descubra como:

14 medidas para diminuir o sal na sua alimentação 
  1. Leia os rótulos, evite os alimentos com alto teor de sódio (designações no rotulo: teor de sal, sódio, NaCl (cloreto de sódio), Na (símbolo químico do sódio), glutamato monossódico, bicarbonato de sódio, bissulfato de sódio, fosfato dissodico, hidróxido de sódio e propionato de sódio)
  2. Evite os alimentos processados, como salsichas, enlatados, hambúrgueres, maioneses, folhados, folhadinhos, rissóis, molhos, conservas, queijos curados, manteiga com sal, refrigerantes, refeições pré-cozinhadas e snacks
  3. Substitua o sal por especiarias e ervas aromáticas
  4. Tempere os alimentos com vinagre ou limão
  5. Use mais ervas aromáticas na confeção dos seus pratos
  6. Não adicione sal ás batatas fritas
  7. Nos restaurantes peça redução de sal
  8. Compre pão sem sal
  9. Evite as refeições pré-cozinhadas e os molhos
  10. Não adicione sal ás refeições do seu bebê (os pais é que se devem adaptar)
  11. Prefira os alimentos frescos
  12. Na preparação do bacalhau deixe-o a demolhar mais dois dias
  13. Faça a sua maionese em casa ou molho de iogurte, com pouco sal
  14. Evite os cereais de pequeno almoço

Fontes bibliográficas
sphta.org.pt