As manteigas, margarina e o colesterol


O aumento dos valores de colesterol podem ser causados pela alimentação, falta de exercício físico, anticoncepcionais e factores genéticos. A alimentação é a grande responsável por este aumento e pela deposição de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos. Podemos por isso ter uma grande papel na diminuição dos valores de colesterol se conseguirmos ter uma dieta mais saudável e com menos alimentos gordos, especialmente de origem animal.

Da dieta para diminuir os valores de colesterol devem fazer parte alguns alimentos como nozes, azeite, vegetais, fruta, entre outros (saiba mais dieta do colesterol).

Tenho colesterol elevado, posso comer manteigas ou margarinas?

Quando falamos em colesterol alto referimo-nos a valores de colesterol total maiores que 190 md/dl e de HDL<, estes valores revelam a longo prazo o nosso risco de sofrer doenças cardiovasculares. A nossa alimentação é o principal fator para diminuir estes valores e o nosso risco, obviamente que devemos fazer os tratamentos que o nosso médico prescreve, mas o tratamento não é suficiente.

As manteigas e margarinas

A pessoa adulta deve moderar o consumo de manteigas e outros produtos derivados do leite, como queijo, gelados, iogurtes, natas e molhos. O consumo de margarinas não é tão contra-indicado, pois são de origem vegetal e não têm acção no aumento dos valores de colesterol, quando consumidas de forma moderada (pequena porção da ponta da espátula ou faca).

As margarinas especiais que referem baixar o colesterol, podem ter alguns benefícios, como provam os estudos, mas a diminuição dos valores é pequena, o preço é mais elevado e não devem ser consumidas grandes quantidades (como baixar o colesterol).

Fontes bibliográficas