Devo tomar a pílula no horário certo?

Recebo muitas perguntas sobre o horário de toma da pílula, mas afinal a pílula para fazer efeito precisa de ser tomada no mesmo horário sempre? E se tiver mudanças no horário perde a eficácia?


A pílula deve ser tomada todos os dias, seguindo a ordem da cartela, sensivelmente no mesmo horário. Ao tomar desta forma a mulher garante um fornecimento diário de hormônio sintético ao seu corpo que ajuda a manter a acção contracetiva. 

O efeito do comprimido anterior prolonga-se um pouco para além das 24 horas razão pela qual um atraso na toma de um comprimido, até às 12 horas, não altera a eficácia.

Vamos imaginar que a mulher toma o seu comprimido todos os dias às 22 horas, se num dia tiver um atraso e tomar o comprimido 2 a 3 horas depois não altera sua protecção, mantém-se protegida. Estes pequenos atrasos situam-se na margem de segurança das 12 horas.

Se no lugar de tomar às 22 horas antecipar, para as 20 ou 21 horas, por exemplo, a sua eficácia não fica comprometida.

A mulher para manter a protecção da pílula deve ter um horário rigoroso para não correr riscos e evitar dissabores, um atraso não altera a eficácia da pílula se continuar a tomar, as seguintes, no horário habitual.

A mulher que tem frequentes atrasos e esquecimentos tem maiores chances de gravidez. Siga as direcções das setas inscritas no versos das cartelas e não troque a ordem dos comprimidos, especialmente se forem de cores diferentes (dosagens de hormônios diferentes).


Fontes bibliográficas