Fucidine® H creme (ácido fusídico + acetato de hidrocortisona)

O creme fucidine® H é um medicamento local que está indicado no tratamento tópico da dermatite atópica infectada (eczemas, de origem alérgica, com inflamação, vermelhidão, exsudação, descamação e comichão).

O creme fucidine® H tem uma acção local antibacteriana e anti-inflamatória. Estas acções do creme fucidine® H são garantidas pelo antibiótico, ácido fusídico, e pelo corticoide, acetato de hidrocortisona.

A composição do creme fucidine® H, por cada grama de creme, é a seguinte: 20 mg ácido fusídico, 10 mg acetato de hidrocortisona, butil-hidroxianisol (E320), álcool cetílico, glicerol 85%, parafina líquida, sorbato de potássio (E202), polissorbato 60, vaselina branca, allrac-α-tocoferol e água purificada.

Como aplicar o creme fucidine® H

O creme fucidine® H deve ser aplicado 3 vezes o dia, na lesão, em camadas finas. O tratamento com o creme fucidine® H não deve durar mais de 2 semanas. Não aplique o creme fucidine® H sem indicação do seu médico.

Efeitos adversos do creme creme fucidine® H

O creme fucidine® H pode causar alguns efeitos adversos, tais como: irritação cutânea, sensação de queimadura ou picada na pele, comichão, agravamento do eczema, dermatite de contacto, despigmentação, atrofia da pele - estrias, foliculite e crescimento excessivo de pêlos (hipertricose).


O creme fucidine® H não interfere com a eficácia da pilula anticoncepcional, pois a sua aplicação é local e a absorção para o corpo é muito baixa. A mulher que tem que aplicar o creme fucidine® H deve manter a sua pilula ou anticoncepcional.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt