Como posso mudar de horário da toma da pílula?

Todos sabemos que para a pílula nos proteger de uma gravidez indesejada temos que a tomar correctamente, seguindo as indicações na cartela, tomar sem esquecimentos e fazer as pausas entre as cartelas.

Quando falo que a pílula deve ser tomada todos os dias e sensivelmente à mesma hora, é para garantir que fica protegida e que seguimos as indicações do fabricante. Ao tomar os comprimidos diariamente, num horário mais ou menos definido, pode ter ligeiras variações, os valores de hormonios no sangue permanecem sempre elevados o que vai evitar a descido do óvulo (ovulação) e o período fertil.

As pequenas mudanças de horário na toma dos comprimidos não interferem com a sua eficácia desde que as mudanças na hora não sejam maiores que as 12 horas. Por exemplo se toma a pílula habitualmente às 14 horas e se esquecer e a tomar depois das 2 horas da madrugada a eficácia fica comprometida e tem que fazer como se se trata-se de um esquecimento. Mantém a pílula e usa preservativo nos 7 dias seguintes.

E mudar de horário? Podemos mudar de horário da toma da pílula? Como posso mudar?

A mudança na hora da toma da pílula pode ser feita desde que não existam mais de 12 horas a separar essa mudança, pois se existirem estamos perante uma situação semelhante a um atraso e isso pode comprometer a eficácia da pílula. Para mudar a hora da toma da manha para a noite ou vice-versa pode fazer desta forma:
  • Se toma às 8 horas e quer mudar para a 23 horas deve fazer a mudança em dois dias, num dia toma às 14 horas e no dia seguinte pode passar a tomar às 23, ao fazer a mudança faseada garante uma mudança com menos de 12 horas de diferença.

Posso aproveitar a pausa para mudar de horário?

Sim pode aproveitar. Se toma habitualmente às 20 horas e quer passar a tomar de manha, pode iniciar a pílula no 7° dia da pausa, em vez de esperar pelo 8° dia.

Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com