A dieta das proteínas - vantagens e desvantagens



A dieta das proteínas é um regime alimentar que se baseia em cardápios ricos em alimentos com proteínas, na dieta das proteínas a pessoa tem um grande aumento do consumo de proteínas, este regime pode ser usado para emagrecer ou para a pessoa aumentar sua massa muscular.
A dieta das proteínas

Como sempre sugiro que antes de fazer este tipo de dieta fale com sua nutricionista, pois este tipo de dieta tem alguns riscos e esta contra-indicada nalgumas pessoas, especialmente com doenças do rim.

A dieta das proteínas é um regime que tem algumas vantagens e desvantagens, em relação às vantagens podemos dizer que é um regime que aumenta o gasto energético do nosso corpo, os alimentos ricos em proteínas são mais saciantes (maior controlo da fome) e a dieta privilegia os alimentos com proteínas magras, menor quantidade de gordura animal ingerida. As desvantagens da dieta das proteínas são os maiores riscos de desidratação, risco de problemas nos rins, impedida nalgumas pessoas com doenças cronicas e a pessoa pode sentir falta de energia e cansaço. 

A dieta das proteínas, como funciona?

A dieta das proteínas tem por base a introdução de mais alimentos ricos em proteínas e a retirada de alimentos ricos em carboidratos e açúcar. Ao introduzir alimentos proteicos nos cardápios nosso corpo vai ficar saciado mais tempo, pois o organismo demora mais tempo a digerir e a absorver, o que vai obrigar o metabolismo a gastar os lípidos (gordura) como fonte de energia. Por passarmos mais tempo saciados vamos diminuir o consumo de carboidratos e alimentos açucarados, diminuindo o consumo de calorias e com isso conseguimos emagrecer.

Os alimentos mais ricos em proteínas magras são o feijão e outras leguminosas, atum, salmão, queijos, leite e iogurtes magros, carnes brancas, clara de ovo e soro de leite.

Se lembre que uma dieta deve ser um regime adaptado ao seu corpo e suas características, mediado por sua nutricionista, os regimes muitos restritivos e com perdas grandes de peso podem ter o efeito inverso. Emagrecer é possível... se cuide.

Fontes bibliográficas