Causas da anemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que uma anemia é quando nosso sangue tem uma quantidade de hemoglobina abaixo dos valores normais, os valores de referência são:
  • 13 g/dl, no homem adulto
  • 12 g/dl nas mulheres e crianças dos 6 aos 14 anos
  • 11 g/dl nas grávidas
  • 14 g/dl em recém-nascidos (bebês)
  • 11 g/dl em crianças com menos de 6 anos
Causas da anemia

Na maioria das vezes as anemias são causadas pela carência de nutrientes e oligemementos, sendo a falta de ferro a causa mais comum da anemia - anemia ferropriva.

A hemoglobina tem um papel muito importante no transporte de oxigénio no nosso corpo, ao ter uma valor menor nosso corpo tem mais dificuldade em oxigenar nossas células e tecidos.

A anemia pode surgir devido à baixa produção de células vermelhas, glóbulos vermelhos ou hemácias, devido à pouca quantidade de alguns nutrientes, destruição de hemácias no corpo e sangramentos ou hemorragias. São estas três razões principais para que a pessoa fique anémica, por ouro lado sabemos que as pessoas nalgumas situações tem maior risco de anemia, como na gravidez (anemia na gravidez), amamentação, após um parto, doentes oncológicos, alimentação pobre (alimentos ricos em ferro), hemorragias (fezes negras), alguns medicamentos, acidentes, cirurgias, processos infeciosos e inflamatórios, idosos, entre outras.

Fontes bibliográficas