Avançar para o conteúdo principal

Ômega 3 – os 10 alimentos mais ricos – dieta do ômega 3

Ômega 3 – os 10 alimentos mais ricos – dieta do ômega 3

Os lípidos ou gorduras têm papeis muito importantes em muitos processo de nosso organismo, são vitais para que o nosso corpo se mantenha um funcionamento correto, mas em excesso podem gerar danos e problemas, sendo os problemas cardiovasculares os mais graves. O colesterol e os triglicerídeos em excesso podem danificar nossos vasos sanguíneos e aumentar os riscos de doenças cerebrovasculares, mas será que todas as gorduras são iguais? É possíveis haver gorduras benéficas?

Ao ácidos gordos ou ácidos graxos são uma unidade básica que compõe as gorduras, existem três tidos de ácidos gordos ou ácidos, os saturados, monoinsaturados e polinsaturados.

Os ácidos gordos ou ácidos graxos saturados estão associados à gordura animal e são os que têm mais malefícios para nossa saúde, eles são responsáveis pela acumulação de gorduras em nossas artérias, levam ao aumento do colesterol e triglicerídeos.

Os ácidos gordos ou ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados

Os ácidos gordos ou ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados estão associados à diminuição dos valores de colesterol e triglicerídeos, preservando a saúde das nossas artérias, os estudos revelaram que este tipo de ácidos gordos ou ácidos graxos tem um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares.

Devemos por isso enriquecer nossa dieta com este tipo de gorduras e diminuir as gorduras más. Mas onde existem estas gorduras protetoras?

O ômega 3

O ômega 3 é um ácido gordo ou graxo polinsaturado que merece um destaque por ser o que tem mais benefícios nesta proteção cardiovascular, os estudos revelam que as dietas ricas em ômega 3 diminuem o risco de doenças cardíacas e aumentam a esperança de vida. Desta família de ômega 3 fazem parte o EPA (ácido ecosapentaenóico), o DHA (ácido docosaexaenoico) e o ALA (ácido alfa-linolênico).

Alimentos mais ricos em ômega 3 – dieta do ômega 3

Não se esqueça que quando falo em dieta me refiro a um regime alimentar diversificado baseado na roda dos alimentos. Os alimentos mais ricos em ômega 3 são:
  • peixe (salmão, atum, arenque, truta, anchova, bacalhau, sardinha e pescada)
  • oleaginosas ou frutos secos (nozes, amêndoas, castanhas ou avelãs)
  • abacate
  • sementes (linhaça, girassol, chia, abóbora ou gergelim)
  • óleos vegetais (azeite, óleos girassol e canola)
  • margarinas vegetais (soja ou linhaça)
  • soja
  • azeitonas 

A sua dieta do ômega 3 deve ser rica nestes alimentos e pobre e alimentos de origem animal, como bacon, carnes vermelhas, carnes magras com pele, queijos e leite gordos, manteiga, banha, chocolate de leite ou branco, ovos, sorvetes ou gelados.

Acompanhe a dieta do ômega 3 com exercício físico regular e muita água. Descubra também mais sobre os suplementos de ômega 3.

Fontes bibliográficas
The Nutrition Source, Fats and Cholesterol: out with the bad in with the good, Harvard School of Public Health

Comentários

Posts Mais Lidos

Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação?

Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação ? Sim, pode iniciar no 5° dia de sua  menstruação , a  pílula anticoncecional deve ser iniciada, pela primeira vez, durante sua  menstruação , de preferência no 1° dia da  menstruação , mas pode  iniciar  entre o 2° e o 5° dia da  menstruação  desde que se proteja até ao 7° comprimido da primeira cartela. Descubra alguns posts relacionados Como iniciar a pílula Como iniciar a pílula pela primeira vez? Iniciar a pilula no 2º dia da menstruação Como iniciar a pílula de amamentação Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação? Como tomar a pílula Hora da pílula anticoncepcional Menstruação depois de parar a pílula anticoncepcional

Usar o coito interrompido no período fértil

O coito interrompido é o método anticoncepcional mais antigo, usado pela humanidade, este método consiste na retirada do pênis antes da ejaculação evitando que os espermatozoides sejam lançados no interior da vagina, o homem que pratica o coito interrompido ejacula sempre fora da vagina. A eficácia do coito interrompido O homem pode libertar espermatozoides antes de ejacular, juntamente com o liquido seminal que lubrifica a uretra e sai antes da ejaculação, ou ter mais dificuldade em controlar o momento da ejaculação o que faz deste método um método pouco eficaz e que deve ser evitado. Com o coito interrompido temos mais risco de engravidar, pois não é um método tão seguro como os anticoncepcionais não naturais. O período fértil O período fértil é a fase do ciclo menstrual onde a mulher tem mais chances de engravidar, é nesta fase que liberta o óvulo e existem maiores probabilidades de ocorrer a fecundação. Nas mulheres com ciclos menstruais regulares é mais f...

Corrimento marrom (castanho) após a relação (coito)

As queixas de corrimento marrom ou castanho após a relação são muito comuns, é uma das perguntas que mais me fazem no post sobre corrimento marrom . São alguns milhares de mulheres que visitam este post e onde muitas vezes questionam se o corrimento marrom é sinal de gravidez . As causas mais comuns do corrimento vaginal anormal são o uso de alguns medicamentos ( pílula e outros anticoncepcionais hormonais), gravidez , aborto , vaginite ( inflamação da vagina ), alergia a lubrificante, alergia ao látex , alergia a espermicidas , miomas , uso de sabonetes e produtos de higiene intima, HPV , herpes genital , câncer do colo do útero , presença de corpo estranho, candidiase , tricomoniase , vaginose , clamídia, gonorreia , outras DST's , menopausa (alterações do meio vaginal), infecções urinarias , atrasos menstruais , feridas no colo do útero e relações sexuais (traumatismos). E se surgir após a relação ou coito? É grave? Corrimento marrom ( castanho ) após a rel...

Engravidar com o liquido pré ejaculatório

O liquido pré ejaculatório tem como principais funções lubrificar a uretra, a glande, o prepucio e neutralizar a acidez do canal urinário, para que o esperma passe e saia em óptimas condições para conseguir fecundar o óvulo. A saída do liquido pré ejaculatório precede a ejaculação, ele ganha especial importância nas mulheres que usam o coito interrompido . Então quer dizer que o coito interrompido tem riscos por causa do liquido pré ejaculatório ? Sim tem riscos, o coito interrompido tem sido usado por muitos casais, mas a verdade é que mesmo não ocorrendo a ejaculação, pode haver saída do liquido pré ejaculatório . Mas o liquido pré ejaculatório tem espermatozoides em sua composição, dará mesmo riscos de gravidez ? O liquido pré ejaculatório não tem espermatozoides em sua composição, mas pode arrastar restos de esperma depositados no canal urinário e com isso aumentar os riscos de gravidez . Engravidar com o liquido pré ejaculatório A mulher com is...

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg)

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg) A pilula sibilla® é um anticoncecional hormonal combinado que tem na sua composição hormonas estrogénicas (etinilestradiol) e progestagénicas (dienogest). A pilula sibilla® tem como função a prevenção da gravidez através da ação das suas hormonas levando o corpo a impedir a libertação do óvulo todos os meses, torna o muco cervical mais espesso e impedem a instalação do ovo no interior do útero. Composição de sibilla® A pilula sibilla® tem a seguinte composição:  dienogest 2 mg e etinilestradiol 0,030 mg. Núcleo do comprimido: lactose mono-hidratada, amido de milho, talco, hipromelose tipo 2910, polacrilina potassica e estearato de magnésio. Revestimento do comprimido: álcool polivinilico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350 e talco. Como tomar a pilula sibilla® A pilula sibilla® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora durante 21 comprimidos, seguindo-se uma pausa de 7 dias, durante a semana de de...