Não consigo sentir os fios do DIU

Não consigo sentir os fios do DIU
Muitas mulheres ficam preocupadas quando não sentem os fios do seu DIU, a verdade é que não há nenhuma recomendação para que a mulher esteja sempre a ver se os fios estão lá. Após o seu médico confirmar que seu DIU está bem posicionado pode ficar tranquila e lembrar-se que as melhores formas de ter a certeza que está bem é o fato de ter alterações em seu padrão menstrual.

Os fios do DIU

Os fios do DIU estão agarrados à sua parte final e o seu principal papel é a remoção do DIU uns anos mais tarde. Após a colocação o médico acaba por cortar os fios se os deixar grande demais a mulher pode mais facilmente notar e o seu companheiro pode até também notar durante a relação sexual.

E se não sentir os fios? Perdi-os?

Se a mulher sentia os fios, não deve por rotina estar sempre a ver, para não aumentar o risco de infeções, e deixou de os sentir deve sempre excluir a possibilidade de uma gravidez. Eu sugiro que use protecção adicional (método barreira - preservativo) até à próxima menstruação, pois durante o período menstrual o DIU desce um pouco. Se mesmo assim não sentir deve falar com seu médico para ser avaliada e talvez fazer ultrassom, radiografia (DIU com anéis de prata) ou ecografia.

Na maior parte das vezes com uma procura mais cuidadosa a mulher acaba por sentir.

Fontes bibliográficas