Herpes genital






O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível causado pelo vírus herpes simplex. A transmissão do herpes ocorre quando o parceiro está com a doença ativa, quando tem as lesões na pele, na região genital. O herpes genital não tem cura, mas pode ser tratado nas fases agudas para diminuir o risco de contagio e melhorar sua qualidade de vida.

Formas de contagio do herpes genital

O herpes genital se transmite vida sexual, é um vírus altamente contagioso, devendo se usar camisinha para nos protegermos, os estudos no entanto revelam que mesmo a camisinha não nos protege 100%. Na gravidez a mãe pode transmitir ao bebê, através do canal de parto.

Sintomas do herpes genital

Os sintomas mais comuns que podem surgir são grupos de pequenas bolhas, que após um tempo acabam por desaparecer e voltar. Estes agrupamentos de bolhas surgem nos genitais, uma semana depois do contagio, sendo os órgãos externos os mais afetados, como o pénis, vulva, ânus e região perineal.

Tratamento do herpes genital

O tratamento do herpes genital é feito com anti-virais. Na grávida o parto pode ter que ser feito através de uma cesariana para evitar a transmissão.

O vírus responsável pelo herpes labial é o herpes simplex tipo 1 e o herpes genital é pelo vírus herpes simplex tipo 2.

Fontes bibliográficas
medicinanatural-mn.com (foto)