Efeitos adversos de mercilon®

O anticoncepcional mercilon® é um medicamento indicado na prevenção da gravidez, se a mulher o usar corretamente, não tiver vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma dos comprimidos ou usar alguns medicamentos que interfiram (hidantoínas, barbitúricos, primidona, bosentano, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, oxcarbazepina, modafinil, topiramato, felbamato, ritonavir, griseofulvina, hipericão, ritonavir, nelfinavir, nevirapina e efavirenz) vai ter grande protecção e não tem riscos de engravidar.

Efeitos adversos de mercilon®

Cada cartela do anticoncepcional mercilon®  contém 21 comprimidos brancos, com cerca de 150 mcg de desogestrel + 20 mcg etinilestradiol.

Efeitos adversos do anticoncepcional mercilon®

Como todos os medicamentos o anticoncepcional mercilon® pode causar efeitos adversos, podendo a sua ocorrência ser comum, se surgirem em + de 1 mulher em cada 100 utilizadoras, incomum, se surgirem em + de 1 mulher em cada 1000 utilizadoras ou rara, se surgirem em - de 1 mulher em cada 1000 utilizadoras.

Efeitos adversos do anticoncepcional mercilon® comuns: náusea, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, alterações do humor e dor nas mamas. 

Efeitos adversos do anticoncepcional mercilon® incomuns: vômitodiarreia, retenção de líquido, enxaqueca, alterações na libido, aumento das mamas, vermelhidão na pele e urticária.

Efeitos adversos do anticoncepcional mercilon® raros: intolerância a lentes de contato, perda de peso, aumento do desejo sexual, corrimento mamário, aumento do corrimento vaginal e eritema nodoso ou eritema multiforme.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt