Sarna humana

A sarna, pereba ou escabiose (nome médico) é uma doença causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. A sarna é uma infecção fortemente contagiosa, espalhando pelo simples contacto físico.
Sarna humana

Transmissão da sarna

Como referi a facilidade do contagio torna a sarna uma infecção mais comum em lares, creches e meios prisionais dada a proximidade dos indivíduos. A transmissão entre elementos da mesma família é comum, bem como por via sexual dada a proximidade e contacto do casal.

O ácaro Sarcoptes scabiei consegue sobreviver entre 24 a 48 horas, facto que aumenta as possibilidades de transmissão através de roupas, lençóis, toalhas ou outras roupas de uso comum.

Sintomas da sarna

Os sintomas mais comuns da sarna são:
  • comichão ou coceira no corpo
  • lesões na pele (pápulas avermelhadas, de 1 a 3 mm de diâmetro)
Sarna humana

Os locais no nosso corpo mais afectados podem ser os pulsos, cotovelos, axilas, mamilos, em redor do umbigo, genitais, joelhos, coxas e nádegas.

Tratamento da sarna

O tratamento da sarna deve ser indicado pelo seu médico, deve seguir o tratamento rigorosamente como foi prescrito, acompanhando o tratamento com grandes medidas de higiene para evitar o contagio a outros membros de sua família. A mudança da roupa de cama, toalhas de banho, evitar partilha de roupa e lavagem da roupa na maquina de lavar a 70°. O contacto sexual deve ser evitado com a pessoa com sarna.

Descubra alguns posts relacionados