Vírus influenza


Recorrentemente ouvimos falar em Influenza ou vírus Influenza, é mais designação que se refere à gripe ou vírus da gripe, uma doença viral benigna que atinge a população nos meses mais frios e que devido à sua capacidade de mutação e transmissão atinge sempre milhares de pessoas.
Vírus influenza

Como doença benigna após um determinado período, 7 a 10 dias, acaba por passar, mas durante este tempo os seus sintomas acabam por nos transtornar e complicar nosso bem-estar, sintomas como febre, calafrios, dores de cabeça, dores de corpo, dores musculares, perda de apetite, corrimento nasal, lacrimejo e espirros são normalmente os mais comuns.

Vírus Influenza

O vírus Influenza tem uma forma esférica com 110 nm (cada nanómetro (nm) é uma unidade de medida 100 000 vezes menor que o milímetro (mm)). A superfície é coberta por proteínas que tem diversas funções como facilitar a entrada do vírus noutras células (hemaglutinina) e libertar novos vírus em novas células (neuraminidase).

Vírus influenza

Existem 3 tipos de vírus Influenza (A, B e C). O Influenza A é um vírus das aves que se adapta ocasionalmente aos humanos e são classificados de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Os subtipos mais conhecidos são A (H1N1) e A (H3N2).

O Influenza B é responsável por surtos localizados em pequenas comunidades e Influenza C pode causar gripes ligeiras.

Descubra algumas ligações relacionadas