Diabetes e seus tipos


Muitas pessoas têm duvidas e querem saber que tipo de diabetes é o seu, é daquele tipo mais feroz que come os açucares todos e dá maior apetite? Como podem imaginar é uma pequena brincadeira que estou escrevendo, mas é comum ouvir isto, a maioria das pessoas com idade, muitas sem antecedentes pessoais ou familiares de diabetes, têm uma diabetes que se enquadra no tipo 2, mas descubra que tipos de diabetes podemos encontrar na nossa população.
Diabetes e seus tipos

Diabetes e seus tipos

Após consultar a página da APDP (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal), resolvi adoptar as suas definições e assim posso dizer que podemos ter diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos de diabetes.

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, que surge geralmente na infância ou na adolescência, e se caracteriza pela falta de insulina (falta de produção do pâncreas).

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é um tipo de diabetes mais ligado a fatores genéticos e estilos de vida, como sedentarismo, dietas calóricas ricas em açúcar, obesidade e perímetros da barriga elevados. Neste caso os órgãos envolvidos no metabolismo do açúcar vão falindo com o tempo e a falta de controlo dos factores que influenciam negativamente a doença.

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional é uma diabetes que afecta a grávida, acabando por passar após o parto, regra geral.


Diabetes e seus tipos


Outros tipos de diabetes

Nos outros tipos da diabetes podemos falar de diabetes associados a mutações genéticas, doenças auto-imunes e outras doenças que podem afectar alguns órgãos.


  • Diabetes Tipo LADA (Latent Autoimmune Diabetes in Adults) - diabetes sugestiva de ser tipo 2, embora tenha uma progressão diferente e afecte mais as pessoas entre os 35 e 60 anos.

  • Diabetes tipo MODY (Maturity - Onset Diabetes of the Young) - diabetes com as mesmas características da diabetes tipo 2 e que afecta adultos jovens, adolescentes e crianças.


  • Diabetes secundário (aumento de função das glândulas endócrinas) - pode surgir na doença de Cushing, acromegalia, gigantismo, feocromocitoma e glucagenoma.

  • Diabetes secundário (doenças do pâncreas) - pode surgir na pancreatite crónica e outros tipos de destruição pancreática.

  • Resistência congênita ou adquirida à insulina
  • Diabetes associado a poliendocrinopatias
  • Insulinopatias