Diabetes mellitus definição


A diabetes mellitus é uma doença que se caracteriza pelos descontrolo dos valores de glicemia, açúcar no sangue, a diabetes traduz a dificuldade do nosso organismo em controlar os níveis de glicose do sangue, que acabam por estar acima dos valores normais (valores normais em jejum e após as refeições).
Diabetes mellitus definição

Esta falha no controlo das nossas glicemia centra-se na acção do nosso pâncreas, que acaba por ter uma produção de insulina que não chega para as nossas necessidades, por falecimento de algumas células pancreáticas.

Ao termos maiores dificuldades na produção de insulina e nas células pancreáticas nosso corpo não consegue liberar a glicemia da corrente sanguínea para as células.

Os valores de glicemia regularmente elevados no sangue podem causar algumas complicações em alguns órgãos, como lesões renais, cegueira, amputações nos membros inferiores, enfartes, entre outras (complicações da diabetes).

O que dizem as sociedades cientificas

As sociedades cientificas da diabetes brasileira e portuguesa têm definições semelhantes com base nas organizações internacionais e OMS.

Definição da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
      • "Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta."

Definição da Sociedade Portuguesa de Diabetologia
      • "O termo diabetes mellitus descreve uma desordem metabólica de etiologia múltipla, caracterizada por uma hiperglicemia crónica com distúrbios no metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas, resultantes de deficiências na secreção ou acção da insulina, ou de ambas."
Diabetes mellitus definição

Descubra algumas ligações relacionadas