Posso engravidar se emendar a cartela do anticoncepcional?


Os diferentes tipos de anticoncepcional têm como principal objectivo proteger a mulher da gravidez, podemos ter alguns com cartelas de 21 comprimidos, 24 ou 28 comprimidos, com pausa ou comprimidos placebo.

Posso engravidar se emendar a cartela do anticoncepcional?

Ao usar o anticoncepcional, a mulher simula seu ciclo menstrual, ciclo de 28 dias, o que permite terminar e iniciar a cartela sempre nos mesmo dias. Desta forma a mulher controla melhor seu ciclo, sabendo que vai menstruar na pausa no final das cartelas.

Menstruar na pausa entre as cartelas

Como disse entre as cartelas, na pausa de descanso sem comprimidos ou usando comprimidos placebo (sem hormônios), vai menstruar. Apesar do anticoncepcional simular seu ciclo menstrual a mulher que usa anticoncepcional não tem período fertil e pode ter uma menstruação diferente, ela pode vir mais escura, em menor quantidade e menor fluxo.

Estas alterações que falei se explicam pela acção dos hormônios do anticoncepcional, posso-vos dar um exemplo:
      • Vamos comparar duas mulheres que usam anticoncepcionais, uma usa um anticoncepcional com 21 comprimidos (7 dias de pausa) e outra com 24 comprimidos (4 dias de pausa), como é fácil de prever a segunda mulher tem menos dias de pausa, logo sua menstruação deve ser mais curta.
Menstruar na pausa entre as cartelas

Apesar da pausa do anticoncepcional ter sido desenhada para a mulher menstruar, alguns não causam esse sangramento, com os mais modernos e com o tempo de uso muitas mulheres nota maior diminuição ou mesmo ausência. Este efeito não é sinal que o anticoncepcional deixou de ser eficaz, é um efeito comum de seu uso.

Para muitas mulheres a pausa é um problema, pois andar menstruada é grande incomodo e pode complicar nossas férias, viagens ou ate idas à praia. Por isso é comum muitas mulheres me pedirem para ajudar a adiar sua menstruação, a forma mais usual para conseguir é colar as cartelas, evitando fazer a pausa.

Depois deste pedido de ajuda, é comum perguntarem: se emendar a cartela do anticoncepcional posso engravidar?

A resposta é não, não tem riscos, desde que continue tomando sem falhas. Ao colar as cartelas tem mais riscos de notar efeitos adversos, como inchaço da barriga, tensão mamaria ou escapes ou spotting.
Emendar a cartela do anticoncepcional

Descubra alguns posts relacionados