2 de abril de 2017

Atraso na toma da pílula anticoncepcional



A pílula anticoncepcional deve ser tomada todos os dias, como é indicado na posologia, sensivelmente à mesma hora na estar protegida da gravidez e evitar esquecimentos, pois é mais fácil evitar um esquecimento se tomar a pílula numa hora definida e certa, como uma rotina habitual.
Atraso na toma da pílula anticoncepcional

Muitas vezes me perguntam se atrasos de minutos ou mesmo algumas horas cortam o efeito da pílula anticoncepcional, a verdade é que atrasos de alguns minutos ou até algumas horas não interferem com a eficácia da sua pílula anticoncepcional.


Ao tomar sua pílula anticoncepcional numa determinada hora, por exemplo 22 horas, tem que manter a ingestão diária de 1 comprimido de 24 em 24 horas, ou seja sempre na mesma hora (22 horas), desta forma vai conseguir fornecer e manter uma dosagem hormonal artificial sempre certinha, evitando que ocorra a ovulação e causando um espessamento do nosso muco cervical (impede a progressão dos espermatozoides até ao óvulo).
Atraso na toma da pílula anticoncepcional

Claro que pode atrasar que não perde a protecção, os estudos revelam que pode atrasar até 12 horas que continua protegida (a presença dos hormônios sintéticos no sangue continua elevada até 36 horas depois), para perceber melhor deixo mais um exemplo...

Exemplo:

Para calcular um atraso superior a 12 horas, temos que ter em conta a hora habitual em que toma o comprimido, vamos imaginar que toma habitualmente a pílula às 22 horas, se atrasar têm até às 10 horas do dia seguinte para tomar, as pílulas seguintes deverão ser tomadas na hora habitual, ou seja, 22 horas.
Atraso na toma da pílula anticoncepcional

Descubra alguns posts relacionados

13 comentários:

  1. oi doutor , tomo pilula minigeste ha dois meses , tomo ela as vezes hora habitual , ou atraso-me (-12h) ... sexta tive relacao sexual com meu companheiro ha noite , e de manha tive relacao de novo no sabado ( nas duas desprotegida , foi as primeiras vezes que fiz sem presevativo) , e fiquei com corrimento branco , e no domingo tive corrimento com cor meia castanha mas pouco e sengunda tambem , o que pode ser ? amanha é o ultima pilula da cartelagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma certinho está protegida... o seu corrimento se mantém? Tem mau odor? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. sim ainda estou corrimento marrom doutor , nao tem mau odor

      Eliminar
    3. Ok, deve mesmo ser um escape... mantenha a minigeste para continuar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. muito obrigada doutor

      Eliminar
  2. desculpe só uma pregunta ... nao faço a pausa de sete dias ou faco pausa? ( terca dia 15 de maio foi o ultimo comprimido)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter como a médica recomendou... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. mas com o escape acha que devo fazer pausa ou nao ? desculpe de novo a pregunta

      Eliminar
    3. Olá, não... devemos seguir o esquema, mesmo com escape... para continuarmos protegidos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite! Atrasei o horario da pílula por 12 horas (mais ou menos), no dia seguinte após o esquecimento começou a vim um corrimento marrom,intercalado com meio caramelo e, as vezes, um sangue bem claro. Isso já faz 4 dias, não tem odor. É normal? Qual o tempo médio que costuma durar um escape menstrual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, pode acontecer, devido ao grande atraso/ esquecimento... o tempo de duração vai variar um pouco... deve manter a pílula e se proteger nos próximos 7 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá Dr ,sempre tomo meu anticoncepcional certinho , mas esse mês acabei esquecendo de tomar o comprimido depois da pausa . Era p tomar segunda e tomei na terça 2 comprimidos e continuei a cartela ai na quarta no segundo dia do retorno tive relação desprotegida . Posso engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, ao atrasar tem riscos, só volta a estar protegida após fazer 7 dias seguidos de tratamento... deve fazer a pílula do dia seguinte... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.