Tipos de sangue



O sangue tem um papel vital no fornecimento de oxigénio e nutrientes às células do nosso corpo, o sangue garante que o metabolismo das células se processe de forma organizada e sem falta de nutrientes e oxigénio.

A produção do sangue ocorre no interior dos ossos, como a medula, vértebras, costelas, crânio, externo e fémur (na infância). A produção do sangue é feita para repor as células em fim de vida, as necessidades de nosso corpo e para compensar perdas, quando temos por exemplo hemorragias ou sangramentos.

Nas hemorragias de maior grau, como sangramentos após cirurgias, acidentes ou outros, podemos precisar de receber sangue de outra pessoa, dadora... nesta situação o nosso tipo de sangue ganha especial destaque pois é sugerido que o sangue que vamos receber seja de uma dador compatível, mesmo tipo de sangue.

Tipos de sangue

O sangue humano pode ser dividido em grupos, subgrupos e subtipos... a divisão mais comum é feita usando os grupos, em que podemos dizer que o tipo de sangue da pessoa pode ser A, B, 0 (normalmente chamado de O, mas a nomenclatura mais moderna refere grupo zero) e AB).
Tipos de sangue

Quando falamos em subgrupos, falamos no factor Rhesus (Rh), que pode surgir nos vários tipos de sangue, por exemplo, a pessoa pode ter sangue tipo A Rh+ ou Rh-, B Rh+ ou Rh-, 0 Rh+ ou Rh- e AB Rh+ ou Rh-. 

O que é factor Rhesus (Rh)

O factor Rhesus é um antigénio que pode estar presente na superfície dos glóbulos vermelhos ou hemácias, se estiver presente dizemos que é positivo (Rh+) - corresponde a 85% da população, se estiver ausente é negativo (Rh-).
Macaco Rhesus (Rh)

O factor Rh e a gravidez

O antigénio Rh ganha especial importância nas transfusões de sangue e na gravidez. Na gravidez a mulher é avaliada para prevenir riscos de incompatibilidade entre os factores Rhesus da mãe e do bebé, podendo ter que fazer uma Imunoglobulina anti-D quando tem o factor Rh negativo - descubra mais neste post - Imunoglobulina anti-D.

Depois de ler este post não se esqueça de conferir os posts relacionados, de partilhar e comentar... obrigado. 😊