O açafrão da terra ou gengibre amarelo é uma raiz (rizoma) da família do gengibre que é conhecido por outros nome como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia ou açafroa, e tem ganho especial destaca na culinária internacional devido às suas propriedades medicinais.
O açafrão da terra tem ganho destaque devido ao seu papel anti-inflamatório e prevenção da doença de Alzheimer.
Descubra 10 razões para usar o açafrão da terra ou gengibre amarelo
Usada no oriente à mais de 4.000 anos devido às suas propriedades anti-inflamatórias, os estudos acabaram por revelar outros benefícios para nossa saúde devido a ter em sua composição a curcumina, poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Por curiosidade posso ainda acrescentar que que pode encontrar a curcumina na pimenta preta (já sabem que gosto de colocar pimenta preta em quase todos pratos).
Razão nº.1
Na primeira razão vamos falar no poder anti-inflamatório, que alguns estudos revelam chegando mesmo a sugerir que o açafrão da terra pode prevenir a artite.
Razão nº.2
Os estudos associam sua propriedades com menor riscos de desenvolver a doença de Alzheimer, por ter aparente acção na saúde das células nervosas.
Razão nº.3
Pelo seu poder antioxidante a curcumina melhora nossas defesas, aumentando a resistência a infecções e bactérias.
Razão nº.4
Prevenção de tumores e cânceres, pela sua acção antioxidante.
Razão nº.5
Melhora a saúde do cérebro.
Razão nº.6
Redução do peso (emagrecer), a curcumina consegue inibir a síntese de ácidos gordos e triglicerídeos.
Quantidade recomendada de açafrão que devemos consumir
Apesar de existirem suplementos alimentares à base de açafrão (curcumina), já sabem que sugiro sempre o uso na sua forma natural, os estudos revelam que o consumo diário de 5 gr de pó de açafrão (uma colher de chá) é o suficiente para termos os benefícios que falei... não se esqueça de partilhar e comentar o post... obrigado... 😊
Descubra alguns posts relacionados