Pílula anticoncepcional causa câncer de mama? Toda a verdade...



A pílula anticoncepcional é um dos medicamentos mais usados e estudados no mundo... é por isso normal que se associe alguns riscos e perigos ao seu uso, mas a verdade é que a pílula nas ultimas décadas permitiu que a natalidade fosse controlada e que a mulher pudesse ganhar maior papel em nossa sociedade... emancipando-se e escolhendo quando e se quer ser mãe. Quero com isso defender que apesar de alguns riscos que se possam associar os seus beneficios são gigantes e superam em muito os potenciais riscos...

Pílula anticoncepcional causa câncer de mama? Toda a verdade...



Quando falamos em riscos da pílula associamos os riscos de trombose, tromboembolismo, que já vimos que é baixo quando comparando por exemplo com o risco que a mulher que fuma, que amamenta ou até a grávida têm... e o câncer ou tumor da mama?

No passado o risco de câncer ou tumor da mama estava associado ao uso da pílula anticoncepcional, pois as pílulas da altura tinham grandes dosagens hormonais... com a evolução e a diminuição na dosagem nas pílulas mais modernas os estudos revelaram que o risco de câncer ou tumor da mama é muito baixo e não é motivo para a mulher deixar de usar a sua pílula anticoncepcional... não posso deixar de sugerir a leitura deste post...

Pílula anticoncepcional causa câncer de mama? Toda a verdade...
Pílula anticoncepcional causa câncer de mama? Toda a verdade...

Recentemente surgiram noticias sobre um estudo realizado na Dinamarca que supostamente comprova que a pílula pode ser a causa do câncer ou tumor da mama, o estudo revela que o uso da pílula e outros anticoncepcionais hormonais pode ser causa directa do câncer ou tumor da mama, mas será mesmo assim? Devemos parar de usar a pílula e outros anticoncepcionais hormonais?

O estudo referido - Contemporary Hormonal Contraception and the Risk of Breast Cancer, foi desenvolvido na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, pelos investigadores, Lina S. Mørch, Ph.D., Charlotte W. Skovlund, M.Sc., Philip C. Hannaford, M.D., Lisa Iversen, Ph.D., Shona Fielding, Ph.D., and Øjvind Lidegaard, D.M.Sci., tendo sido publicado no jornal científico “The New England Journal of Medicine”, e envolveu o acompanhamento de 1,8 milhões de mulheres entre os 15 e os 49 anos durante 10 anos.
Contemporary Hormonal Contraception and the Risk of Breast Cancer

Conclusões do estudo

Como conclusões os investigadores revelaram que existe uma relação entre o uso de anticoncepcionais hormonais e o risco de câncer ou tumor da mama, especialmente nas mulheres que usaram o anticoncepcionais mais anos.

Deve parar a sua pílula anticoncepcional?

Não... deve manter... apesar das conclusões que referi, a verdade é que os investigadores assumiram que apesar do ligeiro aumento, "os aumentos absolutos de risco foram pequenos", o que quer dizer que não podemos concluir que o uso dos anticoncepcionais lhe vai causar câncer de mama.
Pílula anticoncepcional causa câncer de mama? Toda a verdade...

Devo ainda relembrar que não foram excluídos outros fatores de risco, como a questão genética, estilos de vida, tabagismo... entre outros fatores que aumentam e muito o risco de câncer de mama... mantenha seu anticoncepcional e não pare seu uso sem falar com seu médico...

Espero ter ajudado com mais este post... continue se protegendo... obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados