3 de setembro de 2017

Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...



Muito se tem escrito sobre os males da pílula contraceptiva, a verdade é que a pílula é um dos medicamentos mais usados no mundo, à mais tempo no mercado e mais estudado... claro que a pílula pode causar alguns males, como os efeitos adversos ou secundários e aumentar os riscos de algumas doenças, mas serão motivos para dizermos que ela faz mal e não se deve usar?

Neste post vou revelar toda a verdade dos males e riscos que a pílula lhe pode causar...

Os males que a pílula pode causar

Como todos os medicamentos a pílula pode causar alguns males, os chamados efeitos adversos ou secundários, apesar destes riscos a verdade é que a sua ocorrência é baixa, por exemplo quando falamos em efeitos frequentes, apesar do nome, nos referimos que há uma probabilidade de surgir em 1 em 10 mulheres que usa a pílula, num ano, o que é uma ocorrência muito baixa, os efeitos que ela pode causar são:
Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...
  • Efeitos adversos ou secundários raros da pílula (podem atingir 1 a 10 em cada 10000 utilizadoras): intolerância a lentes de contato, reações alérgicas (hipersensibilidade), diminuição de peso corporal, aumento do desejo sexual, secreção vaginal, secreção nas mamas e eritema nodoso ou multiforme (doenças de pele).
Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...

Como viu alista de efeitos adversos é bem grande, mas como falei os estudos revelam que a ocorrência é bem baixa...

Os riscos associados ao uso da pílula

Sim tem alguns riscos associados, mas também são raros, tem-se falado muito nos riscos de trombose, mas sabia que a mulher tem muito mais risco de trombose durante a gravidez, na amamentação ou se fumar comparando com o uso da pílula?

Pois é incrível... razão pela qual a pílula continua a ser comercializada... os riscos associados ao uso da pílula são os riscos tromboembólicos, riscos de obstrução das artérias e veias, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, ataque isquêmico transitório, trombose venosa, embolia pulmonar, câncer de colo de útero, câncer de mama e tumores do fígado benignos.
Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...

Dr. Carlos Edgar sempre faz mal? Deve ser evitada?

Deve ser usada com conselho médico para que a escolha seja a mais adequada, para que mude os seus hábitos de vida e faça seus preventivos regularmente para diminuir os riscos... hábitos como excesso de sal, dieta calórica ou tabaco aumentam exponencialmente os riscos associados à pílula... 

A pílula continua a ser comercializada e indicada pelos médicos pois os riscos são baixos e ela tem grandes vantagens - suas vantagens superam em muitos as desvantagens, descubra alguns vantagens do uso da pílula:
Dr. Carlos Edgar, a pílula contraceptiva faz mal? Toda a verdade...

Agora que já descobriu toda a verdade sobre os riscos, não se esqueça de seguir as indicações de seu médico... obrigado por ler mais este post... deixe seus comentários se ficou com duvidas... 😊

Descubra alguns posts relacionados

22 comentários:

  1. Olá sou ***** tenho Mioma submucoso/ intramural comecei a ter hemorragia a 8 meses. Sendo q no mês de junho o meu médico recomendou tomar 3pílulas com hemorragia e depois q ela acabasse diminuiria para 2 durante 5 dias e depois para 1, sendo q quando diminui para 1 a hemorragia voltou e voltei para 3 e depois q cessou fiquei tomando 2 no final do mês de junhodia 27 tive um escape fiquei com sangrando leve tipo menstruação sendo q não parei pois sabia q era hemorragia. Fiz o mesma coisa e acabou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, agora nao está tendo? Ok, mas se voltar a ter deve falar com seu médico, para ele voltar a avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá tomo a general de 21 comprimido na penúltima semana ante de acabar a carteira esqueci-me de Tomar algum comprimido e tornando-o nos dias seguintes troquei um Comprimido do dia da semana e esqueci-me de tomar o ultimo comprimido tive r****** s**** com o meu n**** no dia seguinte ao ultimo comprimido que me esqueci de tomar posso estar grávida? Pff me responda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim tem chances, ao esquecer na ultima semana somente após 7 dias seguidos de pílula voltamos a estar protegidos, ou seja após o 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Dr tomei remédio durante 10 anos parei dia 6 de julho no dia 10 Julho veio a menstruação ai dia 14 de agosto ovulei mais até agora minha menstruação não veio de novo to mim prevenindo o que aconteceu ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, não temos a certeza que ovulou nesse dia, pois ao interromper o anticoncepcional nosso corpo precisa de tempo para repor seu ciclo e isso pode demorar... por isso está com atraso, mas se lembre que ao interrompe pode engravidar... deixou de estar protegida.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Estou querendo engravidar só que tomo anticoncepcional pra polisitro e tenho distúrbios mestrual o faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, deve fazer consulta com seu médico para ele avaliar seu sop e preparar sua gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Dr. eu uso iumi mas preciso fazer uns exames e não posso estar com sangramento. Tem problema iniciar nova cartela sem pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode, pode até ao usar mais uma semana de iumi e depois fazer a pausa, depois da pausa deve iniciar um nova cartela completa... fale com seu médico, ando por aqui.... :)

      Eliminar
  6. Dr. Queria saber se todos os comprimidos do ciclo 21 são iguais e posso tomar qualquer um dos comprimidos da cartela,ou tenho que tomar a pilula de quarta feira na quarta feira ...???!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim sao, desde que tenham todos a mesma cor, têm a mesma dosagem e mesmo que troque a ordem continua protegida... o ideal é seguir os dia certinho para evitar esquecer... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Eu uso esse medicamento....gostaria de saber se na pausa de 7 dias posso ter relação normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode, desde que use a cartela certinha vai estar protegida na pausa, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá doutor! Tomei a pílula do dia seguinte devido a um contratempo com o p***** e continuei meu ciclo do adesivo evra normalmente ,tomando cuidado para usar p**** em todas as r**** posteriores pois o folheto de informações do ella one dizia para ter esta precaucao até a menstruação aparecer.ela já veio, já usei o primeiro adesivo do novo ciclo e hoje é dia da troca para o segundo.Ja estou protegida novamente ou devo fazer método de barreira por mais uma semana?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, se já usou 7 dias está protegida, mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa dia Doutor, tenho uma dúvida à cerca da pílula. Disseram que tanto o tabaco como o álcool cortam o efeito da pílula, é verdade?
    Outra coisa doutor, eu comecei a tomar a pílula pela primeira vez dia 29 de agosto (estava no terceiro dia de menstruação) e tive r**** s**** desprotegidas dia 1 de setembro (no entanto o meu parceiro não e**** d*** se mim) acha que tenho risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o tabaco e o álcool não interferem... ao iniciar no 3º dia da menstruação, pela primeira vez, deveria se proteger até ao 7º comprimido como teve antes tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá queria saber mês passado fiz o uso da pílula do dia seguinte no último dia de mestrucao e 9 dias depois tive um escape isso quer dizer funcionou??? sempre fico muito anciosa isso pode atrapalhar a desce esse mês ainda não desceu pode ser efeito dá pílula ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao fazer a pílula do dia seguinte não precisa de nota efeitos para provar que ela fez efeito... pode não causar, o importante é tomar nas primeiras 24 horas após, quando sua eficácia é grande... deve é se proteger com anticoncepcional para evitar esse tipo de situação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Dr, minha dúvida foge um pouco do assunto do post, mas se o senhor puder responder...
    Minha última menstruação foi dia 02/08/2017, no dia 03/09/2017 quando eu esperava menstruar intenso e durante 5 dias como de costume, veio apenas um corrimento marrom, um pouco de sangue rosado, mas depois só o marrom, durante apenas 2 dias.
    Desde o dia 11, uma semana após disso, sinto mal estar, geralmente pela manhã, azia. Não posso tomar AC, uso preservativo e na maioria das vezes coito interrompido.
    Fiz um beta hoje, (15/09) mas deu negativo, realmente não há chances de gravidez ou eu posso ter feito o exame cedo? Seria melhor esperar para o dia que geralmente a menstruação desce pra esperar algum atraso? Fiz o beta pois vi falando que apos a nidação já acusaria. Estou em dúvida! Aguardo ansiosamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim já deveria acusar... ma aguarde para ver se continua com esses sintomas ou nota outros, como o atraso menstrual, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.