sexta-feira, setembro 18, 2015

Os riscos (males) que os anticoncepcionais orais combinados (pílula) podem causar

Os riscos (males) que os anticoncepcionais orais combinados (pílula) podem causar

Os riscos dos anticoncepcionais orais combinados (pílula)

Todos medicamentos que o homem usa para melhorar e promover sua saúde têm riscos e podem causar efeitos adversos, são riscos e efeitos adversos estudados e como os benefícios dos medicamentos são bem superiores eles têm autorização das autoridades de vigilância e controlo para serem comercializados e usados nos seres humanos.

Os anticoncepcionais orais combinados e os seus efeitos adversos

Os efeitos adversos dos anticoncepcionais orais combinados podem surgir em qualquer altura, mas são mais comuns no inicio dos tratamentos, se a mulher tomar as cartelas sem pausa, tomar mais comprimidos por dia (mais de um) ou se fizer a pílula do dia seguinte.

Os efeitos adversos podem surgir, embora existam alguns que têm mais chances, dizemos que os efeitos adversos são muito comuns quando têm uma probabilidade de surgir em 10% das utilizadoras, comuns quando têm uma probabilidade de surgir em 1 a 10% das utilizadoras e incomuns ou raros se surgirem em 0,1 a 1% das utilizadoras.

Lista de efeitos adversos dos anticoncepcionais orais combinados

Efeitos muito comuns - dor de cabeça, enxaqueca, sangramento de escape ou spotting.

Efeitos comuns - vaginite, candidíase, alterações de humor, depressão, alterações de libido, nervosismo, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, dor nas mamas, aumento do volume mamário, secreção das mamas, cólica menstrual, alteração do fluxo menstrual, alteração do muco cervical, falta da menstruação, inchaço e alterações de peso.

Efeitos incomuns - alterações de apetite, cólicas abdominais, distensão do abdómen, manchas escuras na pele do rosto, aumento dos pelos (hirsutismo), perda de cabelo, aumento da pressão arterial, alterações nos valores de lipídios no sangue e secura nos olhos (intolerância às lentes de contacto).

Para além dos efeitos adversos os anticoncepcionais orais combinados têm sido associados a maiores riscos tromboembolicos, descubra os principais riscos ou males que os anticoncepcionais orais combinados podem causar na mulher:

Fontes bibliográficas
Partilhe

26 comentários:

  1. Dr gostaria de saber se a maca peruana corta o efeito do anticoncepcional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta.. se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  2. Boa noite Doutor,
    Estou com uma dúvida que gostaria que me esclarecesse caso seja possível.
    O anti-histamínico Lergonix interfere com a pilula Minulet? Já vi em vários sites que sim, que os anti-histamínicos reduzem o efeito da pílula, e outros que dizem o contrário. Também perguntei ao meu farmacêutico que me disse que não tem efeito na pilula. Qual a sua opinião?
    Desde já obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá :) Tomei a pilula às 22h30, e por volta das 06h tive vomitos. Creio que me parou a digestão. A pilula perdeu o seu efeito? Obrigada e continuação do optimo trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como aconteceu mais de 4 horas depois não me parece que tenha riscos, mas vomitou a refeição completa e os alimentos ainda inteiros? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá Doutor. Sim, foi a refeição completa. Os alimentos não eram totalmente inteiros, mas eram distinguiveis. Acha melhor, por percausao, tomar mais um comprimido de reforço? Obrigada :)

      Eliminar
    3. Olá, sim é melhor para não ter riscos.. :) ando por aqui...

      Eliminar
  4. Boa noite. Há problema de tomar, uma vez ou outra, a pílula meia hora antes da hora habitual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema continua protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde,eu comecei a minha vida sexual em fevereiro desse ano,e comecei a tomar o Ferane 35.
    Desde de fevereiro eu fiz dois preventivos: o primeiro deu ascus e moderada inflamação e o segundo deu acentuada inflamação por bactéria.
    A pílula pode ter causado isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que seja a razão, podem muitas as causas, desde as relações nas vésperas dos preventivos... deve manter e seguir os conselhos de seu médico... :)

      Eliminar
  6. Ola Dr!
    Gostaria de saber quanto tempo depois de parar de tomar a pílula, a mulher engravida? Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, depende de mulher para mulher... pois ao parar nosso corpo tem que criar o ciclo menstrual de novo e isso pode demorar.... no entanto a partir do momento que deixa a pilula pode engravidar logo, mesmo que não menstrue regularmente... faça uma consulta de preparação e se precisar ando por aqui. :) obrigado

      Eliminar
  7. Olá,tomei o ultimo comprido de Belara no sabado, e passado 1 hora de tomar,senti-me mal disposta e fui a casa de banho apenas uma vez e tive diarreia,acho que não foi bem diarreia porque só fui uma vez e as fezes nao eram liquidas eram moles.Agora estou na pausa de 7 dias e ontem tive relaçoes, so vou tomar de novo a pilula no domingo.Corro algum risco?
    Obrigada,cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como não foram fezes liquidas não tem risco, deve manter e reiniciar no domingo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta,apenas mais uma questão, é considerado diarreia se forem fezes liquidas mesmo sendo só uma ida a casa de banho?Ou tem que ser fezes liquidas com varias idas a casa de banho?
      Obrigada

      Eliminar
    3. Olá, se ocorrem fezes liquidas nas 4 horas seguintes pode cortar o efeito.. ando por aqui.. :)

      Eliminar
  8. Ola dr, tomo a pilula miranova e na sexta feira passada iniciei a pausa. Na madrugada de domingo para segunda vomitei bastante (gastroenterite) e tomei medicacao ate ontem (quinta), medicacao essa que nao interefere com a pilula( UL, medicacao para o estomago, etc). Iniciei hoje novo pacote. Estou protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim está... deve manter a pílula... espero que esteja melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Doutor posso tomar anticoncepcional EA maca peruana? Em alguns sites informa q não é indicado tomar a maca...pra quem faz reposição hormonal ... Gostaria d tomar a maca peruana maís tenho medo por fazer uso do anticoncepcional...

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde uso anticoncepcional e gostaria de tomar a maca peruana,mas tenho medo que ela tire o efeito do anticoncepcional.Corre esse risco

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde faço uso de anticoncepcional e gostaria de tomar a maca peruana mas estou com medo de engravida,corro esse risco se tomar

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.