4 de janeiro de 2018

A pílula é suficiente?


Muitas mulheres fazem esta pergunta, pois acabam por ter receio que a pílula anticoncepcional não seja suficiente, que não tenha a eficácia suficiente para garantir uma protecção eficaz contra a gravidez. Mas será mesmo que a pílula protege? Será a pílula suficiente para a mulher estar protegida da gravidez?

A pílula é suficiente?

Como deve calcular a pílula é um dos medicamentos mais estudos e usados no mundo... é uma dos anticoncepcionais mais usados na prevenção da gravidez em todo o mundo, o que faz deve um medicamento com estudos e eficácia bem comprovada. O que os estudos revelam é que sua eficácia se situa bem perto dos 100%... o que quer dizer que em cada 100 mulheres que usam a pílula, menos de uma tem riscos de gravidez num ano de uso... é grande a eficácia!
A pílula é suficiente?

Então podemos concluir que apenas a pílula é suficiente para nos proteger da gravidez? Sim podemos tirar essa conclusão e garantir que somente com o uso da pílula a mulher vai conseguir evitar uma gravidez indesejada.

Mas tenha atenção que existem certas situações que podem alterar a eficácia da pílula, como os esquecimentos, os atrasos na toma do comprimido (maiores de as 12 horas), o uso de alguns medicamentos e a ocorrência de vômitos e diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido.
A pílula é suficiente?

Como viu para se proteger da gravidez basta usar a pílula como seu médico sugeriu... se lembre que a pílula sozinha não protege das doenças transmissíveis... espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊

Descubra alguns posts relacionados

26 comentários:

  1. Ola, pode deixar seu comentário... mas não se esqueça de publicar anonimamente e omitir palavras como relação... e outras... desta forma r*******, se*****, pres****** cami*******... obrigado, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!!!
    É normal sentir cólica emendando o AC????? Estou emendando o ciclo 21 (segunda cartela) e tô sentindo umas forminhas no pé da barriga. Será que é do remédio???

    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim é... ao colar temos mais chances de notar efeitos adversos, como as colicas ou mesmo escapes... mas continua protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. também tenho vindo a sentir cólicas e já não é a primeira vez. sempre tomei sem falhas e sem nada que fizesse interferência. Posso descartar a possibilidade de uma gravidez? (a minha ultima relaçao foi no dia 1/1/2018 e a menstruação está prevista para dia 2/2/2018)

      Eliminar
    3. Ola, se toma sem falhas pode descartar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Ola !
    Tomo anticoncepcional mas no mes passado a minha menstruação veio pouca e escura.
    Andava com cólicas muito fortes tanto no lado direito como no esquerdo da barriga.
    Decidi fazer um teste de farmácia hoje pela tarde e deu negativo.
    Posso confiar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode.. desde que tome o anticoncepcional certinho vai estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Doutor minha menstruação vem quarta feira e sábado à noite e ontem tive corrimento castanho.. o que pode ser ?

      Eliminar
    3. Olá, pode ser "restos" da menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá doutor troquei o meu remédio pelo microvlar no primeiro mês fizemos tudo corretamente como p***** e no meio do segundo mês já tivemos r***** sem p***** e estou no quinto dia de pausa e até agora nada de decer eu posse estar gravida?

    Ola, como tomou sem falhas nao tem esses riscos, deve manter... ainda deve menstruar... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  5. Doutor Olá, esse mês me aconteceu algo esquisito, Tomo Iumi a 3 meses porém no meio da cartela eu deixei cair um comprimido e não o encontrei... O que eu fiz? Peguei o próximo comprimido da cartela pra não ficar desprotegida... E no último comprimido (que estava faltando) eu peguei de outra caixa que é o mesmo remédio. Então tomei todos os 24 comprimidos direito. Fiz certo? Não atrasei nem nada... então não fiquei protegida... porém na pausa minha menstruação veio e agora? Será que tô gravida? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola sim fez... dessa forma continuou protegida... deve manter o anticoncepcional certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá doutor obrigado!
      Mas então minha menstruação não veio na pausa É normal?
      é a primeira vez que isso acontece, será que o iumi é fraco?

      Eliminar
    3. Ola, nao é por ser fraco... é um efeito, que até prova que funciona... deve manter certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá doutor 't**** com um cara que conheço a muito tempo ' f***** sem p***** mais não t**** e***** e***** ' na mesma hora tomei o anticoncepcional de emergência o Neo Dias ' ... Isso ajuda a prevenir a gravidez ..

    Ola, sim ajuda, mas se deve proteger para evitar riscos... sabe o anticoncepcional é mais eficaz, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Tomo a pilula dylette (24 +4) à 3 anos. Tive r**** s*** p***** na manhã do dia 27 de novembro. Deveria iniciar uma nova cartela às 7 h da manhã do dia 6 de Dezembro mas a***** e só tomei às 19:15 h. Este mês tive apenas um pequeno corrimento que só ficou no papel durante 1 dia e já no primeiro dia de Roma de nova cartela. Poderá ser gravidez? Obrigado

    Ola, como tomou certinho podemos excluir a gravidez, pois vai estar protegida... deve manter a pílula como seu médico recomendou, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Dr. Tomava a pílula Diane mas como era adolescente não tomava nos horários corretos, após iniciar a v**** s****, comecei a tomar a Depoprovera e já fazem dois anos que tomo esse injetável. Mas como já estou mais madura e responsável, quero voltar para pílula e gostaria que o Sr tirasse algumas dúvidas. Posso voltar a pílula que tomava antes (Diane)? Preciso esperar a menstruação ou devo começar a cartela no dia que tomaria a injetável? Com essa troca de método, quantos dias devo me precaver com o uso da c*****? Agradeceria muito se o Sr me ajudasse.

    Ola, o mais indicado era falar com seu médico para ponderar o uso de uma pílula com menor dosagem, e melhor para sua saúde... para mudar se a iniciar no 1° dia da menstruação vai continuar protegida, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, eu estou terminando a segunda cartela do stezza, na primeira cartela não desceu, eu estou no meio da segunda cartela e já faz 3 semanas que estou menstruando, o que devo fazer? E o que pode ser ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, deve manter... tem diminuido? É um escape pequeno? Ando por aqui.. :)

      Eliminar
  10. Olá, Dr. Tomo o anticoncepcional Molièri desde Novembro, todos os dias, quase no mesmo horário. Já atrasei de no máximo 1 hora pra tomar no horário certo. Tive a pausa de 7 dias na primeira cartela E terminei a segunda cartela, tô na pausa de 7 dias Tive r***** s*** p***** antes da data da pausa do anticoncepcional. E esse mês minha menstruação desceu pouca e escura. É normal? Corro o risco de estar grávida?

    Ola, nao me parece ter riscos... deve manter certinho... nas pausas também está protegida, desde que tome certinho, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, doutor. Primeiramente parabéns pelo blog!! Ele tem me ajudado com muitas dúvidas! Tomo o anti há 1 ano, porém mês passado esqueci um comprimido e tomei a pílula do dia seguinte por precaução. Então interrompi a cartela e iniciei uma nova quando desceu a menstruação. Tive r***** no 8 e 10 dia da cartela, s** p***** mas com c***** i*****. Porém no 13 comprimido da cartela, tive um sangramento mínimo cor amarronzada, será nidação ou só uma consequência da pílula? Após, no comprimido 16 também tive outro escape agora de cor vermelho claro, rosado. Porém no dia anterior tive um treino muito pesado na academia e já estava muito nervosa com o escape anterior. Poderia ser devido a isso? Obrigada desde já !

    Ola, após 8 a 10 comprimidos estava novamente protegida... mantenha certinho, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então o escape foi devido à alteração hormonal mesmo provocada pela pílula do dia seguinte e à retomada do anti? Não preciso me preocupar com a possibilidade de ser nidação? Obrigada

      Eliminar
    2. Olá, sim provavelmente foi essa a causa... deve manter sua pílula certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá doutor, começei a tomar a pílula mercilon e iniciei a primeira cartela depois da menstruação ter acabado , estou neste momento no final da segunda cartela ,tive algumas perdas de sangue durante esta segunda cartela. Tenho tomado todos os comprimidos da pilula certinho e sem esquecimento.
    Estou já prevenida de gravidez e posso ter r***** sem outro método contracetivo adicional ?
    A perda de sangue não interfere com a eficácia da pilula ?
    Estive recentemente doente e tive que tomar griponal, interfere com a eficácia da pilula ?
    Muito obrigada

    Olá, sim está protegida... desde que tome certinho não vai ter riscos... deve manter... os escapes e mesmo o griponal não interferem... ando por aqui... as melhoras... :)

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Doutor ,iniciei a toma da pilula num dia aleatório, tomei a segunda cartela, terei de tomar a terceira cartela para ficar completamente protegida sem ter que usar outro método contracetivo adicional ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não, ao tomar certinho já está protegida... mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.