29% das mulheres que usam a pílula têm esquecimentos frequentemente


Por Carlos Edgar - contacto

Esta foi a principal conclusão que extraí do estudo que fizemos sobre os esquecimentos e atrasos da pílula. A ideia de fazer este estudo resultou do enorme crescimento de visitas nos posts sobre esquecimentos/ atrasos da pílula e por ser a principal causa de gravidez indesejada na mulher.

Objectivos do estudo

O estudo teve como objectivos:
  • saber se os esquecimentos e atrasos são frequentes;
  • perceber como as mulheres se protegem após um esquecimento;
  • obter mais dados para criar melhor conteúdo.
Esquecimentos e atrasos da pílula anticoncepcional

Metodologia

O estudo foi realizado online, entre outubro de 2016 e julho de 2017, através de questionário a cerca de 340 mulheres que usam a pílula como contraceptivo e visitaram o blog Procuro + Saúde. As mulheres que responderam ao questionário tinham idades entre os 15 e 45, na sua maioria com formação superior e empregadas (20% foram estudantes).

Resultados obtidos

Parte II - Informação sobre pílula hormonal

Onde procura informação sobre a pílula hormonal?

Nesta pergunta cerca de 50% das mulheres revelaram que era com o médico que obtinham informação sobre a sua pílula, embora cerca de 26,5% referi-se que recorria à Internet.
Onde procura informação sobre a pílula hormonal?

À quantos anos usa a pílula hormonal?

Nesta pergunta a amostra foi distribuída de forma equilibrada, sendo que a maior fatia, cerca de 32,4% das mulheres, já usam à mais de 5 anos.
À quantos anos usa a pílula hormonal?

Quem lhe sugeriu a sua pílula hormonal?

A maioria das mulheres que participaram no estudo revelaram que foi o médico que lhes indicou a sua pílula hormonal.
Quem lhe sugeriu a sua pílula hormonal?

Quantas pílulas hormonais diferentes já tomou?

Nesta pergunta cerca de 41,2% das mulheres revelaram que só tinha usado a sua pílula.
Quantas pílulas hormonais diferentes já tomou?

Mudou recentemente de pílula hormonal?

A maioria das mulheres, cerca de 70,6%, não tinha mudado recentemente de pílula.
Mudou recentemente de pílula hormonal?

Quem aconselhou a mudar de pílula hormonal?

Das mulheres que tinham mudado de pílula recentemente, cerca de 80% tinham mudado após conselho do seu médico.
Quem aconselhou a mudar de pílula hormonal?



Tem atrasos na toma da pílula hormonal?

Das 340 mulheres inquiridas somente 41,2% revelaram que tomavam sem atrasos a sua pílula.
Tem atrasos na toma da pílula hormonal?


Nesta pergunta cerca de 47,1% das mulheres revelaram que não tinham esquecimento, mas por outro lado cerca de 29,4% assumiram que tinham pelo menos um esquecimento por mês, em cada ciclo.
Tem esquecimentos na toma da pílula hormonal?

O que fez depois do esquecimento do comprimido?

As mulheres que esquecem a sua pílula, referiu que não faziam nada depois de esquecer (88,9%).
O que fez depois do esquecimento do comprimido?

Contou ao seu médico?

As mesmas mulheres quando questionadas se contavam ao seu médico, cerca de 72,2% revelaram que omitam essa informação - não contavam.
Contou ao seu médico?

Conclusão

Este estudo demonstrou que o crescimento das visitas no blog não foi um acaso, realmente o numero de mulheres que esquecem regularmente da sua pílula, sem pedir ajudar ao seu médico ou sem usar medidas de protecção é muito preocupante. Estas mulheres correm grandes riscos de gravidez indesejada sendo grandes candidatas ao uso dos métodos contraceptivos de longa duração.

Como a mulher deve tomar a pílula

A pílula deve ser tomada todos os dias, um comprimido por dia, sensivelmente no mesmo horário, seguindo a ordem inscrita na cartela ou carteira. Depois de terminar a cartela ou carteira deve fazer pausa, dias sem tomar ou usar comprimidos placebo, ou iniciar uma nova, dependendo do tipo e dosagem da pílula.
Como a mulher deve tomar a pílula


Como falei a mulher deve tomar o seu comprimido sensivelmente à mesma hora, se atrasar ou esquecer pode ter riscos de gravidez.

Atrasar a toma do comprimido

Se atrasar pode ter riscos, se seu atraso foi maior que as 12 horas. Um atraso maior que as doze horas é como se fosse um esquecimento.


Pílula com 21 ou 24 comprimidos ativos por ciclo


Se esquecer um comprimido na primeira semana da pílula, deve tomar o comprimido assim que se lembre, mesmo que tome dois juntos, manter os restantes no horário habitual e se proteger ou evitar as relações nos 7 dias seguintes.


Se esquecer um comprimido na segunda semana da pílula, deve tomar o comprimido assim que se lembre, mesmo que tome dois juntos, manter os restantes no horário habitual e se proteger ou evitar as relações nos 7 dias seguintes.


Se esquecer um comprimido na terceira semana da pílula, deve tomar o comprimido assim que se lembre, mesmo que tome dois juntos, manter os restantes no horário habitual, se proteger ou evitar as relações nos 7 dias seguintes e iniciar nova cartela sem dar a pausa de descanso.

Pílula continua com todos comprimidos ativos

Se esquecer um comprimido, deve tomar o comprimido assim que se lembre, mesmo que tome dois juntos, manter os restantes no horário habitual e se proteger ou evitar as relações nos 7 dias seguintes.


Se a mulher teve relações e esqueceu deve seguir as indicações que referi, mas também usar a pílula do dia seguinte, preferencialmente nas primeiras 24 horas após a relação. A pílula do dia seguinte pode ser usada até 3 ou 5 dias após a relação.
Uso da pílula do dia seguinte

Métodos contraceptivos de longa duração

A solução para uma mulher que esquece ou atrasa frequentemente a sua pílula são os métodos contraceptivos de longa duração, o DIU ou SIU hormonal e o implante hormonal, métodos com validade de 3 a 7 anos, que não dependem da mulher para a proteger, saiba mais:
Métodos contraceptivos de longa duração

Um grande obrigado a todas as mulheres que responderam ao estudo. Espero ter ajudado com este post... obrigado por ler e claro partilhar... 😊

Descubra alguns posts relacionados