Vibramicina (doxiciclina) corta o efeito do anticoncepcional?


Continuamos a falar nos antibióticos e o efeito do anticoncepcional, será que a vibramicina (doxiciclina) corta o efeito do anticoncepcional?

Neste post vamos falar disso e revelar os últimos estudos sobre o uso de antibióticos e os anticoncepcionais...
Will antibiotics stop my contraception working?

Os últimos estudos que pode conferir no post - pílula e antibióticos - bem como as ultimas recomendações da OMS e Sociedades Cientificas Europeias revelam que os antibióticos da família da penicilina/ tretraciclinas não interferem com a eficácia do anticoncepcional, sim é verdade a vibramicina (doxiciclina) não interfere com o seu anticoncepcional, mas... na bula vai ainda encontrar essa referencia, confira:

Vibramicina pode afetar a ação de outros medicamentos, nomeadamente:- Aumento da ação de varfarina ou cumarínicos (utilizados na prevenção da coagulação do sangue).- Redução da efetividade de contracetivos orais (pílulas anticoncecionais).- Redução da efetividade do antibiótico penicilina (usados para tratar infeções).

Pode conferir a bula da vibramicina (doxiciclina) (em PDF)

Então como ficamos? Vibramicina (doxiciclina) corta o efeito do anticoncepcional?

Pois devemos adoptar uma postura de protecção e precaução, a mulher deve continuar a se proteger para evitar riscos... se usa vai usar a vibramicina (doxiciclina) deve se proteger durante o tratamento e até 7 dias após terminar... sim depois de usar um antibiótico que possa interferir só voltamos a estar protegidos após 7 dias seguidos de anticoncepcional.

Pode conferir neste video alguns medicamentos que podem interferir com o anticoncepcional...

Espero ter continuado a ajudar, muito obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados