Alcoólico ou alcoólatra (descubra se é dependente)

A dependência alcoólica é uma doença que nem sempre o doente consegue identificar. O doente alcoólico tem a falsa sensação que controla os seus consumos, quer descobrir se é dependente de bebidas alcoólicas? 

Confira os seguintes sintomas:
  • sente remorsos quando bebe;
  • sente-se incomodado quando o criticam por beber;
  • já tentou e falhou a redução os abstinência de bebidas alcoólicas;
  • começa muitas vezes o seu dia com o consumo de bebidas alcoólicas;
  • existe história familiar de doença alcoólica (pai ou mãe);
  • quando está muito tempo sem beber, sente-se nervoso e com tremores.

Se algum destes sintomas coincide terá que pedir ajuda ao seu médico. carlosedgar.com

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são bebidas que contêm álcool etílico, que poderá ser obtido por fermentação (vinho, cerveja, cidra, água-pé) ou por destilação (whisky, gin, vodka, aguardente, licores). A quantidade de álcool presente numa bebida é chamada graduação (grau).

Quando ingerimos uma bebida alcoólica o álcool entra para a corrente sanguínea e vai ser destruído no fígado. Como o fígado só pode destruir 24 gr de álcool por dia (3 copos de vinho), quando há um grande consumo o álcool remanescente vai andar a circular pelo organismo afectando outros órgãos.

Beber vinho ou cerveja (bebidas fermentadas) com moderação, durante as refeições, deve fazer parte dos hábitos alimentares dos adultos, as bebidas destiladas devem ser evitadas, pois têm uma grande quantidade de álcool.

Os jovens com menos de 17 anos, os doentes alcoólicos tratados, pessoas durante a condução rodoviária, as grávidas e as mulheres a amamentar não devem consumir bebidas alcoólicas.

A dependência alcoólica é uma doença que nem sempre o doente consegue identificar. O doente alcoólico tem a falsa sensação que controla os seus consumos, para descobrir se é dependente de bebidas alcoólicas confira os sintomas: sente remorsos quando bebe, sente-se incomodado quando o criticam por beber, já tentou e falhou a redução ou abstinência de bebidas alcoólicas, começa muitas vezes o seu dia com o consumo de bebidas alcoólicas, existe história familiar de doença alcoólica (pai ou mãe) e quando está muito tempo sem beber, sente-se nervoso e com tremores. Se tem algum destes sintomas fale com o seu médico.

Fontes bibliográficas