Adaptação à prótese dentária

A adaptação a sua prótese nem sempre é fácil numa fase inicial a pessoa sente a presença de um corpo estranho na boca, há maior produção de saliva, a fala e o sorriso ficam diferentes, irá sentir ligeiro desconforto nos pontos de apoio da prótese e pode morder as bochechas ou a língua. Deve por isso mastigar com calma, usando ambos os lados da prótese e optar por um fixador que lhe dará maior confiança.

O uso de um fixador

Antes de colocar o fixador deve fazer uma boa higiene oral e na prótese. Aplique o fixador em três pontos diferentes da prótese (coloque inicialmente pouca quantidade), não aplique creme nas extremidades da prótese, faça bochechos com água coloque a prótese pressionando durante alguns segundos. Para remover a prótese enxague a boca com água morna, balance a prótese retirando-a, se ficarem restos do fixador nas gengivas retire-os com ajuda de uma compressa.

O uso de fixador irá permitir melhorar a estabilidade da prótese, aumenta a força da mordida, evita a penetração de alimentos entre a prótese e gengivas e dá maior confiança e segurança.
As gengivas devem ser estimuladas, pois com o passar do tempo mirram ficando mais pequenas. A escova para efetuar a lavagem da prótese deve ser uma escova própria.