sábado, fevereiro 01, 2014

Jeniasta® (acetato de cloromadinona 2 mg + etinilestradiol 0,03 mg)

Jeniasta® (acetato de cloromadinona 2 mg + etinilestradiol 0,03 mg)

A pílula jeniasta® é um contraceptivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – cloromadinona (0,03 mg etinilestradiol + 2 mg acetato de cloromadinona), indicado na prevenção da gravidez indesejada. Outros componentes: lactose mono-hidratada, amido de milho, povidona, estearato de magnésio, aquapolish vermelho 044.12 MS.


O blister ou cartela da pílula jeniasta® tem 21 comprimidos cor de rosa, estando no mercado disponíveis embalagens com 1, 3 ou 6 blisters ou cartelas.

Como tomar a jeniasta®
A pílula jeniasta® deve ser tomada todos os dias, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias (21 comprimidos) seguidos de 7 dias de pausa (sem tomar comprimidos).

Como iniciar a jeniasta®

Se nunca tomou nenhum anticoncecional
Deve iniciar a jeniasta® no primeiro dia da hemorragia de privação (menstruação). 

Substituição de outro contracetivo hormonal combinado
Deve iniciar a jeniasta® no dia seguinte a ter terminado o contracetivo.

Substituição de uma pílula só com progestagénio, injeção hormonal ou implante
Deve tomar o primeiro comprimidos de jeniasta® no dia seguinte à paragem da pílula ou remoção do implante e no dia que estava prevista a injeção hormonal.

Após um aborto no primeiro trimestre 
Deve iniciar a jeniasta® logo a seguir. 

Após o parto ou após um aborto no segundo trimestre 
Se não amamentar deve iniciar a jeniasta® entre o 21 e o 28 dia após o parto ou aborto.

A pílula e outros medicamentos
A utilização simultânea de jeniasta® com antibióticos (ampicilina, penicilinas e tetraciclinas), barbitúricos, rifampicina, fenitoína, rifabutina, primidona, fenilbutazona, dexametasona, griseofulvina, topiramato, alguns inibidores da protease, modafinil, ritonavir, chá de hipericão ou erva de São João, reduzem a eficácia da pílula jeniasta®.

Se usar algum destes medicamentos deve usar outro método contraceptivo (preservativo) ou evitar as relações durante o tratamento e nos 7 dias seguintes.

Efeitos secundários

Efeitos secundários frequentes
Aumento da pressão arterial, aumento do peso, tonturas, vómitos, acne, sensação de cansaço, pernas pesadas, retenção de líquidos, dores de barriga, depressão, irritabilidade e nervosismo.

Efeitos secundários pouco frequentes 
Alterações dos níveis de gordura no sangue, intolerância a lentes de contacto, dores de estômago, aumento dos gases, diarreia, manchas na pele, queda de cabelo, pele seca, dor nas costas, diminuição da libido, secreção mamária e infeção fúngica vaginal.

Efeitos secundários raros
Zumbidos, urticária, eczema, vermelhidão da pele, comichão, aumento da quantidade de pelos, alterações na pressão arterial, formação de coágulos sanguíneos, aumento dos seios, inflamação vaginal, hemorragia menstrual descontrolada, síndrome pré-menstrual e aumento do apetite. 

Esquecimentos, vómitos e diarreia

Se tiver esquecido de 1 comprimido e não tiverem passado 12 horas, deve tomar assim que se lembre e manter a toma dos restantes à mesma hora, pois não altera a eficácia da pílula. Não precisa de medidas adicionais de proteção. 

Se o esquecimento for superior a 12 horas ( da hora habitual) deve tomar os comprimidos assim que se lembre (mesmo que tome 2 ao mesmo tempo), e como corre o risco de engravidar, deve usar outro método contraceptivo nos 7 dias seguintes (preservativo), se estiver na ultima semana da carteira ou blister deve iniciar a nova carteira assim que terminar a atual.

Os vómitos ou diarreia intensa interferem com a eficácia da pílula se ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma do comprimido. Nesta situação deve tomar outro comprimido para garantir a eficácia da pílula.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

80 comentários:

  1. A jeniasta tem alguma pilula equivalente? com a mesma dosagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim tem duas a clarissa e a belara que têm a mesma composição (acetato de cloromadinona 2 mg + etinilestradiol 0,03 mg), se precisar pode dispor, ando por aqui...

      Eliminar
  2. Olá,
    sim tem duas a clarissa e a belara que têm a mesma composição (acetato de cloromadinona 2 mg + etinilestradiol 0,03 mg), se precisar pode dispor, ando por aqui...

    ResponderEliminar
  3. Qual é o preço da pilula jeniasta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o preço da pilula jeniasta são cerca de 3,89 euros por cada cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Boa noite, a pilula jeniasta engorda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula jeniasta, como as restantes pilulas, pode causar retenção de liquidos, que pode levar a mulher que não te, cuidados com a dieta e faz uma vida sedentária aumentar de peso, todas as mulheres que fazem a pilula ou outro anticoncecional hormonal devem ter uma dieta rica em vegetais e fruta e fazer exercício físico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  5. Olá. Tenho epilepsia, tomo levetiracetam 500mg, 3 compromidos por dia e tomo a jeniasta. Será a melhor pílula para mim? Posso ter relações tomando só a pílula? Fica a minha duvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o levetiracetam não interfere com a pilula jeniasta pode ficar descansada, há outros medicametos para a epilepsia que cortam o efeito da pilula hormonal, mas o levetiracetam não interfere com a pilula, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  6. Como fazer a troca de pílula sem pausa para a jeniasta? Quando começa a ter eficácia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode iniciar a jeniasta no dia seguinte a ter terminado a outra pilula... desta forma continua protegida... e precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Faz diferença no organismo em termos de efeitos colateriais a dosagem de estrogênio de 20 para a de 30?

      Eliminar
    3. Olá,
      apesar de ser uma diferença muito pequena pode fazer, há mulheres que revelam sentir diferença... depende de mulher para mulher... ando por aqui...

      Eliminar
  7. Ola,porque a belara e mais cara do que a jeniasta mesmo com mesma composicao? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      porque foi a primeira pilula com esta dosagem e este tipo de hormonas sintéticas... é a original, e a jeniasta é genérica... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Olá. Eu esqueci-me de tomar dois dias seguidos... sexta e sábado, depois tomei a de domingo, mas hoje, segunda veio a hemorragia de privação. Devo continuar ou parar e fazer intervalo de 7 dias? Ainda está a meio o blister...obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após este tipo de acontecimento é normal surgir o sangramento... deve manter a pilula e usar preservativo nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  9. Boa noite, tomo Diane 35 há uns 3 anos por causa do acne é a minha médica trocou-me a pílula para a Jeniasta. Acabei o blister de Diane 35 na 3a passada e estou na semana de interrupção. Como início a toma da Jeniasta? Na próxima 4a, altura em que iria iniciar novo blister da pílula antiga?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve iniciar no dia que iria começar a nova carteira de diane... e se proteger nos primeiros 7 dias de jeniasta... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta!

      Eliminar
  10. Olá estou tomando mercilon conti e a cândida atacou devo continuar com o remédio ou mudar pra outro?
    Outra pergunta mercilon conti e endometriose ajuda pode piorar os endometriomas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ter que mudar deve falar com seu médico para fazer tratamento avaliar a possibilidade de mudança... pode ajudar, mas só falando com seu médico pode confiar a evolução e se está fazendo o efeito desejável, se precisar ando por aqui, as suas melhoras....

      Eliminar
  11. Boa noite jeniasta é o genérico da chariva?

    ResponderEliminar
  12. Fumo ao fim de semana e tomo jeniasta, algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem, não deve fumar a tomar anticoncepcionais hormonais, pois aumenta muito o risco de complicações... deve parar o tabaco... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Que tipo de complicações? Pelo que li a faixa etária mais grave é a dos 35 anos

      Eliminar
    3. Oi, com o tabaco aumenta o risco de trombose e outros problemas cardíacos, desaconselho sempre... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Oi, comecei a tomar jeniasta na passada segunda feira, com o inicio da menstruação. porém na sexta, último dia da menstruação, quando estava a ter relações com o meu namorado o preservativo arrebentou mas este ainda não tinha ejaculado e dêmos logo por ela. A minha questão é se poderei engravidar? Peço a sua resposta pois tenho apenas 18 anos e não quero estragar a minha vida. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como iniciou no primeiro dia da menstruação tem poucas chances, pois já ti tomado 5 comprimidos, apesar disso sugiro que mantenha a pilula e faça a pilula do dia seguinte para se proteger e não corre riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Ola. Mas ja passou uma semana. Estou com muito receio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi como lhe disse tem poucas chances, mantenha a pilula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Muito obrigado, acalmou-me bastante

    ResponderEliminar
  16. Minha médica me trocou de Diane 35 para jeniasta , para o acne jeniasta faz o msm efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode demorar a ter a pele limpa, pois tem menos dosagem hormonal, mas deve seguir a indicação de sua médica, pois é muito melhor para a sua saúde esta mudança, tem menos riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. mas eu não tinha muito acne e quando me mudou para jeniasta eu já n tinha , pode aparecer de novo?

      Eliminar
    3. Olá, na fase inicial pode mas depois melhora.... deve seguir a indicação de sua médica... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Ola Sr Carlos. Gostaria que me tirasse uma duvida se possível.. Tomo a pilula belara e hoje (5a feira) por engano tomei o comprimido de amanha (6a feira). Haverá algum problema de amanha tomar o de hoje e continuar normalmente? Ou a troca desses comprimidos influencia em alguma coisa? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, pois os comprimidos têm a mesma dosagem pode trocara ordem que continua protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada. É muito bom poder ter um esclarecimento tao rápido.

      Eliminar
  18. Li em um site que o diclin nao empede a gravidez, mas sim que faz um aborto espontâneo ainda nas primeiras semanas, procede?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é errado, diclin é um medicamento usado para limpar a pele de acne e pelos, mas também tem um efeito contracetivo... prevenindo a ovulação e a progressão dos espermatozoides... se precisar ando por aqui, pode encontrar no blog um post sobre diclin... :)

      Eliminar
  19. ola sinto muita dor de cabeça,pode ser por causa do diclin? E oq devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser um efeito colateral, já o toma à muito tempo? Não tem outras alterações? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Boa noite,
    Tomei a pílula e tive uma diarreia intensa. Devo tomar outra? Depois paro um dia mais cedo e na próxima cartela faço todo normal? Agradeço a resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve tomar outra e deve tomar outro comprimido de outra cartela para perfazer os dias certos de protecção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigado pelo seu excelente trabalho

      Eliminar
  21. Olá :) Eu comecei à pouco a tomar a pílula, Jeniasta, mas estou cismada numa questão.
    A médica disse-me que se me esquecesse mais de 12h de tomar o comprimido, e nos últimos 5dias tivesse relações, poderia acontecer a gravidez. Mas então, se o 21ºcomprimido fosse hoje e nos últimos 5dias tivesse relações, apenas com o contracetivo-pílula, não iria ter o risco de gravidez?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pois se tomar os 21 comprimidos sem atrasos ou esquecimentos está protegida também na pausa... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Ok, muito obrigada, deixou-me mais calma e sossegada.
    Já estive a explorar a sua página e digo já que tem um excelente trabalho, parabéns.
    Felizmente, ainda bem que existe pessoas assim, com bons trabalhos e empenhados ajudar. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) obrigado pelas palavras... ando por aqui...

      Eliminar
  23. Boa noite uso mercilon conti a 8 anos, parei de usar aumentou pelos e espinhas, porém gostaria de parar de usar o mercilon algo ajuda ? A partir de quanto tempo posso engravidar após parar com o anticoncepcional? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao parar pode realmente notar esses efeitos... deve aguardar... se que engravidar deve procurar seu médico para preparar sua gravidez... assim que pare o anticoncepcional, uma semana depois, pode logo engravidar... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  24. Boa noite uso mercilon conti a 8 anos, parei de usar aumentou pelos e espinhas, porém gostaria de parar de usar o mercilon algo ajuda ? A partir de quanto tempo posso engravidar após parar com o anticoncepcional? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao parar pode realmente notar esses efeitos... deve aguardar... se que engravidar deve procurar seu médico para preparar sua gravidez... assim que pare o anticoncepcional, uma semana depois, pode logo engravidar... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  25. Boa noite uso mercilon conti a 8 anos, agora parei e aumentou pelos e espinhas apareceram; porém gostaria de parar de usa-lo , algo ajuda a diminui esses efeitos ? Após parar com o mercilon em quanto tempo posso engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao parar pode realmente notar esses efeitos... deve aguardar... se que engravidar deve procurar seu médico para preparar sua gravidez... assim que pare o anticoncepcional, uma semana depois, pode logo engravidar... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  26. Boa tarde,
    A minha médica receitou-me Chariva, em vez de Belara (que já tomo há uns 7 anos). Disse-me que aquela é a genérica desta.
    Assim, a minha dúvida é: quando acabar a cartela da Belara (estou na 1a semana), faço a pausa dos 7 dias e depois começo com a Chariva, normalmente, como se fosse a Belara? Ou não devo fazer a pausa dos 7 dias e inicio logo de seguida com a Chariva?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve fazer a pausa e iniciar a chariva como se fosse a belara... no 8° dia... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Muito obrigada pela resposta.

    Tenho mais algumas dúvidas em relação à pílula. Li, num dos comentários do Dr., que o genérico da Belara era a Clarissa. Mas, como a minha médica me falou da Chariva, fiquei na dúvida se poderiam ser ambas genéricas. Qual a mais similar à Belara? É que eu dou-me bastante bem com ela e queria evitar efeitos secundários ao mudar de pílula.

    Outra questão: a minha médica receitou-me um tratamento com Itraconazol (2+2 comp. para cada cônjuge – 1 de manhã e 1 à noite), Lomexin (6 óvulos) e cystyberry rotter (vitaminas para reduzir infeções).
    As minhas dúvidas são:
    - algum destes medicamentos interfere com a eficácia da pílula?
    - ouvi dizer que enquanto faço o tratamento não devo ter relações sexuais para não comprometer o resultado do tratamento. É verdade?
    - posso começar com o Lomexin no mesmo dia em que tomo o itraconazol? Ou devo começar só no dia seguinte?

    Peço desculpa por tantas perguntas mas, na altura da consulta, não me lembrei e só agora é que me surgiram.

    Mais uma vez, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são todas similares... não alteram a eficácia, mas pode notar algum escape causado pela medicação... não é verdade podem ter relações até porque estão fazendo os dois... deve seguir as indicações de sua médica e iniciar o tratamento... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Bom Dia Sr.Carlos Edgar.
    A pílula , Jeniasta tomada em simultâneo com antibiótico e brufene, perde a sua capacidade. Se neste caso durante o período da toma dos comprimidos todos não existir relações, mas se nos 7dias seguintes tiver e não usar outro método contracetivo em simultâneo com a pílula, corre o risco de gravidez, certo? O que se deve fazer neste caso? Continuar os próximo 21º comprimidos em seguida ?
    Aguardo a resposta. Muito Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem risco se o antibiótico interferir, se for durante o tratamento e nos 7 dias seguintes, nesse caso deve fazer a pílula do dia seguinte e manter a sua... somente após 7 dias de pílula volta a estar protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Boa noite. Esqueci me de tomar 2 pílulas seguidas na sexta e sábado e no domingo tomei as 3 juntas, tive relações no domingo. Já acabou a embalagem, estou a espera que venha a menstruação. Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... deve se proteger até ao 7° comprimido da próxima cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Doutor, comecei a tomar às pilulas de 28 comprimidos desde o dia 1 deste mês por conta de receio ou falha que o preservativo teve... tive relações sexuais dia 1 e 5 deste mês então sem conhecimento nenhum tomei às pílulas e ha 4 dias com o fim das pílulas hormonais comecei a tomar às pílulas placebo e daí o meu período apareceu hj primeiro em pouca quantidade é depois em muita acompanhado de dores na bexiga... meu período sempre foi irregular mas hj apareceu e por acaso o mês passado foi dia 21 também... será mesmo período?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é... surge na pausa (comprimidos placebo), pode manter a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Ola boa noite no dia 11 sexta feira estava menstruada e a camisinha estorou na quinta feira comecei a tomar a pilula no terceiro dia da pilula fiz sem camisinha gozou dentro corro o risco de estar gravida ?quando tenho relação sinto dor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se for a primeira cartela que está tomando tem alguns riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Olá, tomo mercilon conti fazer três anos e sempre tove uma mestruacao de mais ou menos três dias e com cor normal, dessa vez foi apenas de um dia, pouca e escura. isso pode acontecer? Existe algum risco de estar grávida? Estou preocupadissima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, com o tempo de uso o anticoncepcional pode causar isso... mantenha e não se preocupe... ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Ola bom dia,tomo o diclin a 4 meses,e tive relação desprotegida com 7 dia se pílula,corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pois toma à 4 meses e sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Ola...
    Eu tomo o Aixa, so que esta me fazendo mal com nauseas e vomito, posso trocar por jeniasta, chavira ou clarissa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, passe a tomar após o almoço ou jantar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Minha ginecologista passou diclin por 6 meses p meus ovários policisticos tomei 4 ciclo no quinto dia uma transvaginal E sumiram....transei no meu período fértil e no dia da ovulação. ...minha menstruação estar atrasada a 4 dias....não sinto sintomas mas e possível eu estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem chances, embora a causa mais provável para este atraso seja a interrupção do diclin... ando por aqui.... :)

      Eliminar
  36. Eu sinto uma irritacao igual quando a menstruação está pra descer....mas nao vei nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer isso, deve manter sua pílula para continuar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.