domingo, março 02, 2014

Pilulas hormonais com dienogest/ dienogeste

Pilulas hormonais com dienogest/ dienogeste

A dienogest/ dienogeste é uma hormona sintética da família das hormonas progestagénicas (esteroide progestagénica), presente nos medicamentos hormonais, anticoncecionais para prevenção da gravidez e tratamento da endometriose (confira o artigo Visanne® (dienogest 2 mg) / Alurenne® (dienogeste 2 mg)).

Como atua a dienogest/ dienogeste

A dienogest/ dienogeste causa uma diminuição da produção de estradiol por parte do nosso corpo, levando a alterações no tecido do endométrio, o que preveni a nidação do ovo no útero.
A dienogest/ dienogeste quando tomado oralmente é rapidamente absorvido e atinge a sua concentração máxima cerca de 1,5 horas depois.

Metabolismo da dienogest/ dienogeste

A dienogest/ dienogeste é completamente metabolizado pela enzima CYP3A4 . Este processo é muito semelhante ao metabolismo dos esteroides.

Eliminação da dienogest/ dienogeste

A dienogest/ dienogeste é eliminado pelas fezes e urina, numa razão de 3 para 1, cerca de 24 horas depois de tomar 86% é eliminado pela urina.

Pilulas hormonais com dienogest/ dienogeste
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

63 comentários:

  1. Não faz o artigo sobre denille?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim vou fazer ainda hoje o artigo de denille (2 mg dienogest + 0.03 mg de etinilestradiol), muito obrigado pela sugestão... ando por aqui...

      Eliminar
  2. Os medicos que fui me indicaram anticoncepcional para minha endometriose. Porém ja tomei gestinol e Diclin e meu sangramento nao parou, as dores melhoraram, mas agora sangro todo dia. Queria mudar de anticoncepcional mas nao sei qual tomar pois como é uso continuo o médico não aconselha tomar dosagem alta. E agora ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico novamente... é melhor decidirem em conjunto, pois vai precisar de acompanhamento... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Boa noite, tenho 36 anos posso tomar pílula com dienogeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, deve falar com seu médico e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá

    Quero tomar a pilula pela primeira vez, neste caso Sibilla, devo tomar no primeiro dia da menstruação ou no final da mestruação?

    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve iniciar no primeiro dia da menstruação, fale com seu médico e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Ola boa tarde.gostaria de saber se bactrim forte corta o efeito da pílula aranka.estou a tomar bactrim a alguns dias.vou no3 comprimido da aranka que já tomo a mais de um ano.o preservativo rompeu.que devo fazer? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito; pode ficar tranquila, beba muita água e mantenha a pilula... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  6. Olá, pilulas hormonais com dienogest causam o aumento de peso? Comecei a tomar o Diclin fazem 2 anos e agora minha pele está voltando a ficar oleosa e com acne, no início do tratamento ganhei uns 6 quilos bem rápido e com isso vieram as estrias... Fiz um longo tratamento para retira-las e agora tenho medo de tomar pilula e engordar novamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com seu médico para ter acompanhamento, como as pilulas com dienogest têm menor dosagem hormonal que diclin tem menos risco de efeitos adversos, como as alterações no peso, fale com ele e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Ola,
    Eu tenho uma questão. Tomei o último comprimido denille na segunda e, como queria alterar dias de pausa, iniciei novamente na quinta. Deixei de estar protegida? Ou existe algum risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deixou... ao fazer menos dias de pausa mantém a protecção.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Ola boa noite
    Poderá me explicar se puder duas situaçoes?
    É o seguinte eu tomo a pilula Drosianelle entretanto eu comecei a tomar uma medicação Jalea Real 2000 mg,não sei se corta o efeito da pilula.
    Entretanto esqueci me de tomar 3 pilulas não sei se devo continuar a tomar ou não,pk nesses dias estive de férias com o namorado.
    Haverá possibilidade de ter engravidado?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere e sim tem risco de gravidez... deve aguardar pelo menos 10 dias, fazer teste de gravidez e se der negativo reiniciar nova cartela... se precisar ando por aqui... até ao 7° comprimido da próxima cartela deve se proteger ou evitar as relações.... :)

      Eliminar
  9. Ola,boa tarde,to tomava gestinol,meu GO mudou p qlaira tem dois dias tomando ela,ela aumentou sangramento,to usando 05absorventes por dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, se continuar tendo grande sangramento deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, queria uma pílula que fosse boa para pele/cabelo etc e que não tivesse tanto hormônio, essa pílula seria uma boa indicação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com dienogest é uma boa opção, fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Tenho mioma e endometriose e tomo cerazette que após 2 anos fez voltar o sangramento, e a dor é claro, será que a dionogest é mais fraca? ou posso sugerir ao meu ginecologista....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode sugerir, é uma boa opção, mas deve falar com ele, pois pode achar que não é a mais indicada para si... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Fiz histerectomia totale tiraram endometriose severa meu médico receitou dienogest como repositor de hormônio ele serve para este fim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim serve, deve seguir as indicações de seu médico e confiar nele... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá já tomei vários anticoncepcionais e não dei certo com nenhum todos vieram com reação acnes aumento de peso sangramento dores de cabeça inchaço será que esses com dienogest vai ser bom?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem resultar, mas como se deu mal com muitos é melhor falar com seu médico para ter um acompanhamento mais próximo durante a fase de adaptação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa noite. Descobri uma endometriose profunda após uma histerectomia. Não sinto muitas dores, mas descobri após uma crise que tive. O médico que fez minha cirurgia nunca me confirmou a endometriose, mas me passou allurene durante 3 meses. Produrei outro médico para ivestigar sobre a endometriose e foi diagnosticada a endometriose profunda. Como não sinto dores muito severas o médico irá tratar com medicação. Ele disse para eu continuar com o Allurene, mas me passou o Cerazette no lugar, dizendo que tem o mesmo efeito, mas é mais barato. Chegando em casa vi o bulário e vi que os componentes são diferentes. Um substituiu o outro? Vi que no Cerazatti não consta nenhuma menção a endometriose. Pode me ajudar com essa dúvida que ficou? Qual o mais eficaz para evitar os sintomas da endometriose?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pelas bulas o mais indicado é o allurene, mas deve seguir o tratamento de seu médico e confiar nele... dentro de alguns meses deve volta à consulta... :) ando por aqui.

      Eliminar
  15. Olá gostaria de saber se o álcool corta o efeito da pílula de dienogest?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá, estou fazendo tratamento para endometriose e estou tomando Pietra Ed,gostoria de saber qual é seus efeitos colaterais,e principalmente se ele da retenção de líquido..ogddd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode encontrar um post no blog, na fase inicial pode notar alguns mas depois da adaptação passam na sua maioria... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá, preciso de anticoncepcional de uso contínuo que seja com dienogest, tenho acne e me sinto melhor em relação a TPM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode conferir no post e depois deve falar com seu médico... é melhor, ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Oi, meu nome é Viviana, tenho acne e tomo cerazzet, ajudou muito durante 1 ano mas agora voltou às espinhas. Quero tomar uma com hormônio dienogest, quero saber se tem alguma de uso contínuo? Pois me sinto melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar seu médico, para ele avaliar essa mudança... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá! Estou tomando pera ed. No entanto já são 10 dias e não paro de sangrar. É efeito do remédio esse sangramento? É normal? Obrigada por esclarecer tantas dúvidas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é efeito dele, deve manter e aguardar, já nota diminuição? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá estou tomando molière20 para tratar endometriose, minha médica agora receitou pietraed tenho que fazer uma pausa para começar a usar?a médica não me informou e agora estou na dúvida doque fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode iniciar logo sem fazer pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. mais com a troca terei sangramento?obrigada pela atenção..

      Eliminar
    3. Olá, pode notar... é um efeito adverso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. O dienogeste pode causar sangramento e dor durante a relação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as pílulas podem causar alterações no meio vaginal por causa das variações hormonais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Oi, estou tomando o Allurene, para endometriose profunda à um mês e tive vários efeitos colaterais, mas ando me sentindo meio depressiva. Pode ser efeito do remédio tbm ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode haver alguma relação, embora me pareça que a causa possa ser outra... mantenha seu tratamento e fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Olá tenho 18 anos e gostaria de tomar pilula pela primeira vez por causa da acne mas gostaria de tomar uma pilula eficaz para esse problema mas que não me prejudique muito. Tenho medo dos efeitos qual seria a melhor opção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode usar uma destas, indicadas no post, mas deve falar com seu médico... para ver qual a mais indicada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá, tenho endometriose e faço tratamento com allurene, gostaria de saber se ervas/plantas medicinais cortam o efeito do medicamento,pois tenho o costume de tomar o chá de barba timão e desde que me foi receitado o Allurene não tomei mais o chá. Podeira tirar a minha duvida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, somente o de hipericão ou erva de S. João... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Boa tarde! estou fazendo o uso do dienogest a 8 meses, tenho endometriose severa, fiz histerectomia total há 40 dias e continuo o tratamento com o medicamento por indicação do médico. Gostaria de saber se o dienogest diminui a libido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode aumentar esse risco, embora existam muitos outros fatores que podem causar essa falta de interesse... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Boa noite! Carlos Edgar, obrigada pela atenção em responder minha pergunta.

      Eliminar
  26. Ola bom dia,será que pode me ajudar?...kkk então vamos lá,

    Minha mentruaçaõ atrasou 10 dias e depois desceu borra de café por 3 dias. Ou seja era pra descer dia 06/08 porém naõ veio e no dia 17,18 e 19/08 veio borra de café e parou. E ontem 23/08 veio um corrimento marron avermelhado. Não fiz teste de gravides pq uso ALURENE para endometriose.

    Seria algo para me preocupar ou deveria fazer o teste mesmo usando allurene?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser efeito de seu tratamento, mas mesmo assim deve fazer teste de gravidez para conferir se não é gravidez... se proteja... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Boa tarde,tomo Dine após ser diagnósticada com endometriose profunda. Há efeito colateral de aumento de peso ou retenção hídrica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer, mas o maior risco está em sua dieta e restantes estilos de vida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Boa tarde, minha namorada não toma anticoncepcional..
    tivemos relação na quarta e ela tomou a pilula do dia seguinte na quinta da semana passada..ontem tivemos de novo e ela tomou hoje, ha chances de engravidar ? não ejaculei no ato, só tomou por precaução memsmo

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao ter relação e usar a pílula do dia seguinte se protegem, o ideal é tomar o mais cedo possível para que ela tenha maior eficácia... ando por aqui, se protejam... :)

      Eliminar
    2. mas existe a chance de engravidar nesse caso ?

      Eliminar
    3. Olá, se protegeram, mas ao tomar no dia seguinte a eficácia é menor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Olá Carlos td bem? Bom dia : )

    Gostaria de saber se tomar pilula do dia seguinte 2x em uma semana pode cortar o efeito? pode ocorrer a gravidez? faz mal para a saude?

    Tenho essa duvida pois usei em 8 dias 2 pilulas e fiquei com medo ter ocorrido a gravidez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito se protegeu, tem mais riscos de notar efeitos adversos, deve optar por uma pílula regular para não precisar de usar essa... pois é recurso de grande dosagem hormonal, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.