11 de outubro de 2014

Endometriose

O útero da mulher tem o seu interior revestido pelo endométrio, este revestimento vai se alterando ao longo do ciclo menstrual para receber o ovo (a fixação do ovo, após ocorrer fecundação, chamamos nidação), quando não ocorre fixação o endométrio descama causando a menstruação.

Nalgumas mulheres este tecido endometrial tem um crescimento para fora do útero, podendo atingir os ovários, os ligamentos que suportam o útero, intestinos, ureteres, bexiga, rins, trompas, vagina e até cicatrizes pós cirurgia no abdómen. A este crescimento anormal chamamos endometriose.

A endometriose é uma alteração com causas ainda desconhecidas, embora se saiba que as mulheres com familiares diretos com historia de endometriose têm maior risco de ter (7 vezes mais risco), estando ainda associada a mulher que têm a menstruação muito cedo, menstruações frequentes ou mais prolongadas (mais de uma semana), nunca tenham tido filhos, partos mais tardios (mulheres com mais de 30 anos) e ter alterações no útero (malformações). 

Este tecido endometrial fora do útero também sofre ação das hormonas femininas podendo dar alguns sintomas, como:
  • menstruações dolorosas
  • hemorragias mais prolongadas durante a menstruação
  • irregularidades menstruais
  • cãibras ou cólicas abdominais
  • dores pélvicas (baixo ventre)
  • dor nas relações sexuais
  • dor ao defecar inchaço abdominal

Tratamento da endometriose

O tratamento da endometriose depende de vários fatores como a idade, tipo e duração dos sintomas e se a mulher quer ter filhos. A escolha do tipo de tratamento tem que ter em conta estas condicionantes.

Os tratamentos mais usados são os medicamentos (analgésicos, antinflamatórios, pilulas hormonais combinadas ou progestagénicas e outros medicamentos hormonais), cirúrgicos (remoção do tecido endometrial em excesso e extração dos ovários).
Pilulas hormonais
Pilulas hormonais

A infertilidade da mulher

A endometriose pode ser a causa da infertilidade da mulher, por impedir a passagem do óvulo nas trompas de falopio. Fonte: Infertilidade, causas e tratamentos

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
pt.wikipedia.org
manualmerck.net
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar

17 comentários:

  1. Eu tenho menatruaçoes muito dulorosas e muito prolongadas...
    Ja ando ha 4 meses com a barriga inchada, desde que deixei a pilula a minha menstruaçao ficou desregulada.
    O que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, antes de usar a pilula como eram as suas menstruações?

      Eliminar
  2. Oi estava tomando pirula e tava me fazendo mal, parei de tomar depois de quatro dia desceu e no final.mes setembro tbm, fiz sexo preservativo, mas mês de outubro não desceu fiz teste deu negativo mas estou ansiosa pq não desceu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após parar a pílula pode demorar para descer... é um efeito, pois nosso corpo pode precisar de tempo para repor seu ciclo natural... deve se proteger e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Tomei alurene por seis meses ,estou sem a 11 dias e nada de menstruação,mesmo assim posso engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, é comum atrasar a menstruação após interromper, mas tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá DR.Estou na menopausa devido a ter tido indometriose. Nao estou a fazer qualquer tipo de medicaçao(o médico de familia achou desnecessario).Gostaria de saber se acha aconselhavel tomar isoflavonas de soja para melhorar os sintomas.Tomo medicaçao para a tensão alta, será que tem interferência se tomar esse suplemento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar, embora nem sempre os médicos concordem, mas tem sintomas e dificuldades? Não interferem, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Ás vezes sinto uns desequilíbrios,nao consigo relaxar ando sempre em alerta constante com medo que me de alguma coisa,não sei se isso será algum sintoma da menopausa, por isso é que lhe perguntei se o suplemento faria bem, se calhar ficaria mais tranquila, digo eu, nao sei.E agradeço ter me respondido.(Sou a anónima do dia 25/3 17:03)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, pode ter alguns beneficios, pode usar algum tempo e depois parar, para ver se melhora... ando por aqui, depois diga como correu... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite,

    tenho tido alguns problemas com periodos irregulares e com grandes coagulos, já fiz a zoely mas passado uns 3/4 meses voltei aos coagulos, agora estou a fazer azalia, mas vou na 3ª embalagem e apesar de não ter periodo desde essa altura tenho tido algumas perdas de sangue (spoting), muito pouco mas quase recorrente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e seguir as indicações de sua médica, devido à sua composição hormonal pode causar isso... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada pela atenção!

      Eliminar
  7. Olá tenho 19 anos e tive a primeira menstruação com 10 anos , era bem desregulada ficava de 2 a 3 meses sem descer e quando vinha eu ficava em torno de 2 semanas menstruada . Ate que um vez fiquei 20 dias menstruada ai fui ao medico e fiz um tratamento. Quando eu tinha 14 anos começou a desregular de novo então o medico recomendou que começasse a tomar pílula. Tomei durante 4 anos direto e quando parei fiquei 3 meses sem menstruar, ai voltei a tomar pílula e começou a descer normalmente.
    Enfim sempre tive muita cólica sem estar no período de menstruação, vivo com dor a baixo do ventre ,tô sempre com a barriga inchada e frequentemente tenho dor nas relações sexuais e uma vez tive um leve sangramento após a relação.
    Faço o papanicolau desde dos 15 anos e nunca deu nada esse ano n fiz ainda mas estou com um pouco de medo pois de um meses pra cá tenho tido dor ao redor do umbigo e bastaste corrimento vaginal .
    Confesso que tenho um certo medo de ter alguma doença. será que corro o risco de ter endometriose?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, e que cor tem seu corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa noite, Tenho muita cólica, dor ao redor do umbigo e as vezes corrimento branco sem sintoma nenhum de candidíase fora do período e no período menstrual sinto como se estivesse puxando o a*** por dentro e muita cólica, já falei com a G.O, mas ela disse que meus exames rotineiro estavam normais, não senti muita confiança pois ela mau olhou os exames.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode mesmo ser candidiase, por continuar tendo corrimento branco, deve falar com sua médica novamente, ou com outra mesmo, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.