quinta-feira, março 13, 2014

Sidreta® (drospirenona 3 mg + etinilestradiol 0,03 mg)

Sidreta® (drospirenona 3 mg + etinilestradiol 0,03 mg)

O anticoncecional sidreta® é uma pilula hormonal combinada composta por estrogénios e progesterona sintéticos e que está indicada na prevenção da gravidez indesejada.

Composição hormonal do anticoncecional sidreta®: 3 mg drospirenona e 0,03 mg etinilestradiol.

Outros excepientes do anticoncecional sidreta®

Núcleo - lactose mono-hidratada, amido de milho, amido de milho pré-gelificado, povidona, crospovidona, polissorbato 80, estearato de magnésio.

Revestimento - álcool polivinílico parcialmente hidrolisado, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, talco, óxido de ferro amarelo (E172). 

Como tomar o anticoncecional sidreta®

O anticoncecional sidreta® deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, durante 21 dias, seguindo se uma pausa de 7 dias, durante esta pausa surgirá a menstruação. Ao 8° a mulher deve iniciar nova cartela de sidreta®.

Como iniciar o anticoncecional sidreta®

O anticoncecional sidreta® deve ser iniciado, pela primeira vez, no primeiro dia da menstruação.

Interações medicamentosas com o anticoncecional sidreta®
  • fenitoína
  • barbitúricos
  • primidona
  • carbamazepina
  • rifampicina
  • oxcarbazepina
  • topiramato
  • felbamato
  • griseofulvina
  • hipericão 
  • penicilinas
  • tetraciclinas

Efeitos secundários ou adversos do anticoncecional sidreta®

Efeitos secundários ou adversos mais comuns do anticoncecional sidreta®

Esquecimentos do anticoncecional sidreta®

Perante um atraso da toma do do anticoncecional sidreta® até 12 horas a mulher não corre risco de engravidar, basta tomar o comprimido assim que se lembre e manter os seguintes, a eficácia da pilula não se altera.

Perante uma atraso de +12 horas ou esquecimento a mulher corre risco de engravidar, deve tomar o comprimido em atraso, manter os restantes e usar preservativo nos 7 dias seguintes. Se estiver na ultima semana da cartela deve iniciar nova cartela, não faz a pausa ou semana de descanso.

Vomitos e diarreias com o anticoncecional sidreta®

Se ocorrerem vomitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido a mulher core risco de perder a eficácia do anticoncecional e engravidar, deve tomar outro comprimido de uma cartela suplente para repor a proteção.

Tomar o anticoncecional sidreta® a mais (superdosagem)

Se a mulher tomar o anticoncecional sidreta® a mais (mais de um comprimido por dia), não corre o risco de engravidar, pois a eficácia da pilula não se altera, podem no entanto notar alguns efeitos adversos, sendo os mais comuns náuseas, sangramentos ou alterações menstruais, inchaço e tensão mamaria. 

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

9 comentários:

  1. Qual o preço da pilula sidreta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o preço da pilula sidreta é de 4,12 euros... ando por aqui.

      Eliminar
  2. Olá boa noite :)
    estou a tomar a sidreta há cerca de um mês com o objetivo de tratamento do acne e gostaria de saber se é normal haver um pequeno agravamento do acne na fase inicial com a pílula.
    Obrigada
    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer numa fase inicial notar até um ligeiro aumento, fase de adaptação que pode ir até aos 3 meses, no entanto com o passar do tempo já deverá notar melhoras... ainda cedo, se precisar ando por aqui.. boa sorte.

      Eliminar
    2. Obrigada pela sua resposta.

      Eliminar
  3. Ola...tomava miranova mas fique com muito acne...será um efeito secundario?é k ja a tomo a cerca de 6 meses e nao melhora...entretanto vou começar a tomar sidreta...irá haver melhorias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece ter mais chances de melhorar... deve falar com seu médico para ele ir acompanhando sua adaptação... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, ja tomei várias marcas de pilulas no entanto provacavam-me enxaquecas e depois de colocar DIU sem sucesso, meu rejeitou, comecei tomar Estinette mas tive uma queda de cabelo bastante acentuada...meu médico mudou para Novynette agora voltaram as enxaquecas. Qual a pilula mais adequada que não provoque enxaquecas e não tenha queda de cabelo como efeito secundário??? Pode ajudar-me? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      talvez não deva fazer anticoncepcionais com hormônios e deva optar por um método barreira, como o diu (talvez tentar novamente) ou o preservativo, fale com seu médico... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.