sexta-feira, agosto 01, 2014

Eficácia do DIU

Eficácia do DIU

O dispositivo intrauterino é um anticoncecional de longa duração, de 5 a 10 anos, de cobre ou hormonal (SIU - sistema intrauterino). É um dos métodos anticoncecionais, de longa duração, mais usado no mundo e confere à mulher protecção contra a gravidez indesejada ou sangramentos vaginais excessivos (DIU hormonal).


A presença do DIU no interior do útero causa uma reacção inflamatória do útero que impede a instalação do ovo, por outro lado causa também alterações no meio genital que impedem que os espermatozoides consigam atingir os óvulos, evitando assim a fecundação.

Eficácia do DIU

Não existem métodos contracetivos 100% eficazes, o DIU confere uma grande eficácia rondando os 99% de eficácia, os estudos revelam uma taxa de gravidezes associada ao uso do DIU de cerca de 0,5 a 0,7% de gravidezes por cada 100 mulheres por ano. Estes valores garantem uma grande protecção do DIU (das mais elevadas comparando com outros métodos contracetivos).

Quando o DIU perde a eficácia

A eficácia do DIU pode ser alterada devido a alguns medicamentos (DIU hormonal, alguns medicamento: fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina ou efavirenz.) e quando ocorre expulsão do dispositivo (pode ocorrer).
Fontes bibliográficas
gineco.com.br
Partilhe

41 comentários:

  1. Olá boa noite, olha só eu comecei a tomar o stezza já terminei uma cartela e nada da minha menstruação descer eu ando muito enjoada com vontade de vomitar direto, não sei se são os efeitos colaterais do remédio. Queria saber se eu corro o risco de esta gravida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que são efeitos da pilula, se a tomou certinha, não tem risco de ser gravidez, a pilula pode causar ausencia da menstruação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Olá Carlos!
      eu nunca tinha tomado nenhum anticoncepcional, ai eu fui na ginecologista pra começar a tomar pra mim se proteger do risco da gravidez indesejada, ai ela me receitou o Stezza, eu fui dia 29 de novembro só que já era o final do mês e nada da minha menstruação, mais mesmo assim ela me receitou ele ai eu começei a tomar a pilula, mais no 1 dia que eu tomei a pilula eu fiz sem proteção, ai eu continuei a tomar o Stezza e hj já é janeiro e nada da minha menstruação... eu voltei nela e ela me pediu um exame de sangue e ultrassom ai eu fiz e no exame de sangue deu negativo (que eu nao estava gravida) porem eu nao fiz o ultrassom, só que nos dois meses anteriores que nao veio pra mim (novembro, dezembro) eu fiz teste de farmacia e deu negativo, só que ela disse que nao era seguro esse
      Teste, e foi ai que esse mes (janeiro) quando completou 3 meses da ausencia da menstruação eu fiz o exame de sangue e deu negativo, eu nao seu o que fazer pq eu tomo certinho o Stezza só que nao veio minha mesntruação. Eu comei a tomar sem vir a 1 menstruação (novembro) e ate agr nada de menstruação... e hj eu tenho ancias e hj eu tive vomito. O que devo fazer? O exame de sangue deu negativo só que faz 3 meses que nao veio pra mim e falta 4 comprimidos brancos para chegar nos amarelos e eu estou na 1 cartela do Stezza, é normal atrasar tudo isso?
      socorro preciso de ajuda!
      Desde já agradećo

      Eliminar
    3. Olá, com stezza pode não menstruar, apesar de ter risco de engravidar no inicio cartela por ter relações como os testes deram negativo não está grávida... mantenha a pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Ola, Estou no terceiro dia da segunda cartela do Stteza. Durante a primeira cartela, tomei certinho nos msmos horarios todos s dias e tive spots todos os dias do mês ( nao borra, mas sangramento vermelho). Iniciei a segunda cartela,minha mestrucao veio entre as cartelas, ja parou, mas continuo tendo spots, principalmente perto do horario de tomar a pilula. Isso eh normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer nesta fase inicial de adaptação, como são em pouca quantidade não me parece sinal de alarme, deve manter a pilula e aguardar... deverão parar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Ola eu estou tomando cerazette e mestruei 15 dias direto passoubuma semana tive relação e voltei a mestruar minha medica mandou eu tomar stezza ...qual é diferença desses 2 anticoncepcionais???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é na dosagem hormonal a cerazette não tem estrogenios e a stezza tem... para mudar deve parar a cartela de cerazette e iniciar a stezza... ainda faltam muitos comprimidos para terminar a cartela de cerazette?

      Eliminar
  4. Olá Dr.,
    Sei que o post é antigo, mas comecei a tomar Stezza recentemente e estou com algumas dúvidas...
    Comecei o medicamento no primeiro dia da menstruação (09/12), todos dias no mesmo horário. No dia 23/12 tive relação desprotegida e com ejaculação, para ficar mais Tranquila tomei a pds Dopo ( levonorgestrel, dois comprimidos tomar um e 12 horas depois toma a outra), mesmo tomando dopo tomei o Stezza. Agora estou no segundo comprimido de placebo e minha menstruação não veio. Gostaria de saber se é normal a menstruação não vir na primeira cartela? Ou se ela não vir é devido a pílula do dia seguinte? E se caso vier durante os primeiros comprimidos da segunda cartela é normal? Sempre que vou menstruar fico uma semana antes com fortes cólicas e enxaquecas... Passei por esse período, mas nada da menstruação vir. Desde já agradeco!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer devido a ter tomado a dopo... sim pode surgir mais tarde, deve manter a pilula e não se preocupar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  5. Olá Dr.
    Por favor eu gostaria de tirar uma dúvida. Estou na 2 cartela do stezza, nos 2 últimos comprimidos amarelos e ainda não menstruei. Teve dias em que não consegui tomar o stezza no horário certinho, tomei por volta de 4 horas depois. Isso me deixa desprevinida? Tenho risco de estar gravida, por não ter menstruando ainda e por não ter conseguido tomar o remédio todos os dias no mesmo horário?
    Muito agradecida doutor!!
    Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não a deixa, continua protegida, com stezza pode não menstruar ou notar diminuição da menstruação, desde que a tenha tomado corretamente está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Olá, falta dois comprimidos brancos ainda para terminar e começar os amarelos, só que ja veio bem pouquinho de menstruação. Isso é normal? Faz mais ou menos 4 meses q tomo stezza. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, com o uso pode diminuir.. deve manter a pilula e não se preocupar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim, sobre a diminuição do sangramento eu li em outros comentários e vi q é normal, mas é normal vir nas brancas ainda? Antes de começar as amarelas(4 ultimas)? Obrigada pela a atenção!

      Eliminar
    3. Olá, sim pode acontecer, mantenha a pilula e não se preocupe... ;)

      Eliminar
  7. Olá, bom dia . . . tenho 20 anos de casada e nunca engravidei. . . tenho ovário polícistico e três miomas por fora do útero. As vezes tenho relação sexual sem preservativo, pois não é sempre que faço uso de anticoncepcional.
    Iniciei uma cartela de Stezza no primeiro dia do ciclo, no décimo dia ainda estava menstruada, com cólica e sentia dor de cabeça ao tomar o medicamento , então parei. Já tem cinco dias que parei e continua sangrando. . . às vezes uma borra, outras um sangue vivo, como se estivesse iniciando, também estou com um pouco de náuseas. Você pode me ajudar? Pois minha médica está de férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é melhor procurar outro médico para não ter risco de anemia, nota aumento na quantidade ou se mantém igual... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá, tenho 16 anos e passei pelo ginecologista, fui sozinha mesmo, porque não quero que ninguém saiba, já namoro a 2 anos e não vejo necessidade de que saibam.. o dr. Me passou stezza, mas fiquei com medo de me dar espinhas ou me engordar, quais são as probabilidades ? E eu posso ter relação sem proteção depois de quantos meses usando o medicamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode notar acne, na fase inicial, mas depois melhora, basta seu corpo de adaptar, se iniciar no primeiro dia da menstruação após 7 dias está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá, tomava outro anticoncepcional o iumi e ao acabar no dia seguindo comecei a tomar stezza, pode cortar a menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... deve manter e esperar pela pausa (comprimidos placebo), se notar escapes é normal... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá ,na segunda cartela minha menstruação não desceu ai parei pra ela descer só que dps de 3 dias ela desceu escura mais um dia só , ai depois eu iniciei uma nova cartela, na primeira semana eu fiquei 14 hrs sem toma a pílula . Tenho risco de engravidar?pois tive relação sexual no msm dia .
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos... deve fazer teste de gravidez, se fez mais dias de pausa que deveria deve se proteger até ao 7° comprimido da próxima cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Oi, boa noite!
    Preciso de uma orientação. Tomo Stezza desde agosto de 2015 e sempre menstruei no primeiro comprimido de cada cartela. Nunca esqueci nenhum comprimido e sempre usei preservativos, o máximo que aconteceu foi tomar um pouco fora do horário. Porém deveria ter menstruado dia 15 de fevereiro e até agora nada. Sinto enjôos mas tenho gastrite nervosa e sofro de ansiedade. É normal não menstruar mesmo tendo menstruado sempre? Posso estar com algum outro problema pois sinto cólicas e dores ao ter relações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode não menstruar, é um dos efeitos de stezza, desde que tome certinha não tem riscos.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá, estou na minha primeira cartela de stezza e já no primeiro comprimido amarelo,mas até agora não menstruei,queria saber se tem alguma anormalidade, grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, deve manter e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Estou na terceira cartela não mestruei em nem um mês!porém de ontem pra cá estar vindo algo tipo início de mestruacao, sendo que falta 13 dias para acabar a cartela. Isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter a stezza, para continuar protegida tem que a tomar certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa tarde Minha exposa toma stezza e ela esta na terceira cartela. A menstruaçao dela sempre veio assim que começa o comprimido amarelo, so ela esta no ultimo e nada ate agora. Ela sempre toma as 22:00 e teve um dia que ela esqueçeu e tomou 08:00 da manha. E sempre fizemos sem camisinha por ela ter alrgia. Sera que pode ser efeito do remedio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser efeito do medicamento, como tomou sem falhas não tem riscos, o dia que atrasou não interfere, pois o atraso foi menor que 12 horas... mantenha na hora habitual... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Boa Noite Dr. Carlos, obg por responder a minha pergunta. A ultima duvida seria Mesmo com esse atraso nao corre o risco de gravidez?

      Eliminar
    3. Olá, não tem, desde que tome certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Boa noite, deixei de tomar a pílula dia 13 de setembro, acha que posso estar grávida? Ja passaram tres semanas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, embora apenas um pequena percentagem de casais consegue logo após parar a pílula... deve fazer consulta de preparação e continuar tentando, com muita calma e tranquilidade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Começei tomar o Stezza tem 12 dias e fiz relação hoje , posso tomar pirula do dia seguinte ? Ou o que faço tenho 14 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com 12 dias de tratamento está protegida... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Bom dia doutor .fiz o uso do remédio por 5 dias de 12 em 12 horas . Mais também tomo anticoncepcional minessi corretamente . Esse mês dei minha pausa de 7 dias mais ainda não menstruei veio um sangramento leve por 3 4 dias e só . O remédio pode atrasar na menstruação ou corta o efeito do anticoncepcional ? Ou esse leve sangramento pode indicar gravidez ? Pode me ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortou, deve manter o anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.