sexta-feira, dezembro 26, 2014

Esquecer a pílula dois dias - esquecer dois comprimidos da pilula

Esquecer a pílula dois dias - esquecer dois comprimidos da pilula

A pilula anticoncecional é um método contracetivo indicado para todas as mulheres que pretendem evitar uma gravidez indesejada. A sua proteção ou eficácia depende de variados fatores, como a toma correta, a ausência de diarreias ou vomitos e a interação com outros medicamentos, são alguns exemplos.

A pilula hormonal anticoncecional deve ser usada seguindo as indicações e setas direccionais presentes nas cartelas ou carteiras, a mulher deve tomar um comprimido todos os dias sensivelmente à mesma hora. Os atrasos ou mudanças, se forem menores que as 12 horas, não altera a protecção. Exemplo: A mulher que toma a pilula habitualmente às 22 horas e passa a tomar às 23 ou 24, continua protegida.


Esqueci a pilula dois dias seguidos

Se esquecer um ou mais comprimidos corre risco de engravidar, a pilula deixa de proteger a mulher. O que devemos fazer para repor a eficácia:

Se a mulher tiver esquecido dois comprimidos na primeira ou segunda semana da pilula (pilula com comprimidos com a mesma dosagem ao longo do ciclo), deve tomar os comprimidos esquecidos, manter os próximos e se proteger com método barreira (preservativo) nos 7 dias seguintes.

Se o esquecimento dos dois comprimidos ocorrer na terceira semana, a mulher deve interromper a carteira ou cartela, esperar pela menstruação, iniciar nova carteira ou cartela no primeiro dia da menstruação e usar preservativo até ao 7° comprimido da cartela ou carteira.

As pilulas com comprimidos com diferentes dosagens têm um esquema próprio para repor a eficácia deve analisado isoladamente.

Esquecer a pilula dois dias engravida?

Sim engravida. A mulher ao esquecer a pilula, corre maiores riscos de engravidar se esquecer um ou mais comprimidos, quantos mais comprimidos esquecer maior probabilidade tem de ter uma gravidez indesejada.


Fontes bibliográficas
Partilhe

8 comentários:

  1. Boa noite . É o seguinte, eu tomo a pílula diane 35 . Este mês parei a pílula a uma terça feira e supostamente só deveria começar nova carteira na quarta da semana seguinte, no entanto fiz a pausa na terça e comecei a nova carteira no sábado ainda antes da quarta feira em que deveria ter começado . Existe algum risco de saúde ou de gravidez por não fazer os dias de pausa? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem risco de gravidez, continua protegida, pode é notar mais facilmente alguns efeitos secundários... como os escapes no meio da cartela, mantenha a pilula e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Olá , eu tomo yumi faz dois meses. To na segunda cartela na primeira semana , não tomei 4 dias , to tentando engravidar. Hoje tive relação sem camisinha e com ejaculação , sempre tive faz 2 anos.. mas antes de yumi tomava mesygina. Conseguirei engravidar logo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode conseguir, mas nem sempre se consegue logo, pois nosso corpo tem que repor os valores hormonais e criar o ciclo menstrual normal e isso pode demorar... mantenha as relações e aponte as datas da menstruação para descobrir seu período fertil... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Olá, toma pílula a 2 anos, e esse mês, na primeira semana, acabei esquecendo 2 pílulas seguidas, tive relação sexual mas usei camisinha. Porém, houve um pequeno sangramento vaginal, logo no segundo dia de esquecimento. Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se usou camisinha se protegeu, só repôs a eficácia após 7 dias do esquecimento, o sangramento pode acontecer após um esquecimento de algum comprimido... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa noite.
    Esqueci-me de tomar a pílula durante 2 dias e hije, quand reparei, tomei apenas um comprimido. Há pouco fiquei menstruada. Devo tomar novamente a pilula ate terminar a carteira, faltam 7 comprimidos, ou interrompo e recomeço daqui a uma semana com nova carteira? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve tomar os 7 comprimidos e iniciar nova carteira, nos próximos 7 dias deve evitar as relações ou se proteger com preservativo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.