30 de janeiro de 2015

Os efeitos colaterais do DIU de cobre

O DIU de cobre é um anticoncecional indicado na prevenção da gravidez, em mulheres que têm contra-indicações para os anticoncecionais hormonais, mulheres a amamentar e mulheres já com filhos. 

A colocação no interior do útero deve ser efetuada pelo seu médico para garantir uma correta colocação e um seguimento posterior para confirmar que o DIU fico bem colocado e que a mulher se está adaptando bem ao novo método contracetivo. Apesar de ser um DIU sem medicação, pode também causar alguns efeitos adversos, embora apresente menos que os anticoncecionais hormonais, pode surgir: 
    Diu de cobre
  • spotting
  • menstruação prolongada
  • aumento do fluxo menstrual
  • ausência da menstruação
  • endometrite
  • erosão cervical
  • expulsão do DIU
  • anemia
  • dor de costas
  • dor nas pernas
  • dor durante a relação sexual
  • infeção urinaria
  • secreção vaginal anormal
  • gravidez ectopica

Fontes bibliográficas

106 comentários:

  1. Olá, Doutor
    Li sua publicação sobre o anticoncepcional iumi e tenho uma dúvida. Tomo a pílula há cerca de um ano, e desde um escape ocorrido há alguns meses atrás minha menstruação mudou, antes o fluxo era intenso e sangue vivo passando a ser marrom e em quantidade bem reduzida. Segui tomando o iumi normalmente, em dezembro tomei a cartela certinho e tive relações com prepreservativo, porém a menstruação não desceu. Iniciei a nova cartela em janeiro mas novamente a menstruação não veio. Corro risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre, pois está protegida, desde que a tome corretamente pode ficar descansada, com o uso da pilula a menstruação pode ficar assim, menos (mesmo ausente) e mais escura... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Ola boa tarde o leite materno,e confiavel ate os 6 meses para,nao,engravidar com amamentacao exclusiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      só amamentando? Não usando anticoncepcional? É isso que quer perguntar? Ando por aqui...

      Eliminar
  3. Olá dr, tenho 32 anos, tomo pilula a dez anos e por conta disso minha pele manchou toda, posso colocar o diu mesmo sem ter filhos? E por conta do tempo que tomo pilula corro o risco de não engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode colocar o diu, mas em que falar com sua médica, pelo fato de tomar a pilula durante muito tempo, não alterou a sua fertilidade, mas pode realmente demorar um pouco, pois o nosso corpo pode demorar a repor o ciclo menstrual normal... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde,

    tomei buscopan composium e brufen 400, durante três dias, uso diu multiload de cobre. Corta o efeito?

    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode interferir, foi seu médico que sugeriu? Quantos comprimidos fez de brufen por dia? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim. Foi numa consulta nas urgencias. 2/3 por dia. obrigada

      Eliminar
    3. OK, o brufen não interfere diretamente pode é diminuir a inflamação do seu útero e isso dar maior risco... espero que esteja melhor... :)

      Eliminar
  5. Obrigada. Vou manter me atenta. Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá Dr. Carlos, eu gostaria de perguntar se o DIU interfer no desejo sexual?
    Pergunto porque usei o DIU durante sete anos e não tive problemas e desde que mudei á cerca de 2 anos que o meu desejo sexual diminuiu, será que faz diferença no tipo de aparelho? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer se for diu hormonal, embora as causas para a quebra na libido normalmente são outras... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite Dr. gostaria de perguntar se o DIU interfer com o desejo sexual ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o diu de cobre não interfere, mas o casal pode não ter à vontade, com receio e isso complicar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. ola bom dia dr gostaria de perguntar se ao3º dia de colocação do diu de cobre é normal é sentir as pernas frias e dor admonal como se tivesse um bola no utero. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer, continua tendo hoje? Tem febre, corrimento ou outra alteração? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Dr. Carlos Boa Tarde! Tive uma experiência com o DIU de cobre em formato de T que não deu certo. Meu ciclos não preveem cólicas menstruais, porém logo que coloquei o DIU passei a ter muita cólica e esse desconforto me fez tira-lo. Conversei com uma médica que me disse que isso pode ter ocorrido pelo modelo do DIU que não seria realmente indicado para mim que não tenho filhos ainda. Ela me recomendou o DIU MULTILOAD 375 que é esse que os "braços" são curvados para baixo e que tem esses dentinhos, certo? A recomendação é que eu teste a adaptação desse outro modelo no meu útero. Preciso entrar com um método anticoncepcional e não gostaria de voltar aos hormônios. Tenho parceiro fixo e preciso dessa segurança preventiva. Gostaria de saber quais são suas considerações relativas ao DIU MULTILOAD 375 no meu caso... Pode me ajudar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode realmente se adaptar melhor se médico avaliou seu útero com ultrassom? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá , coloquei o diu de cobre ha 10 dias , e estou com um corrimento igual uma gelatina , parece um chicletes . Nao tem cheiro , nao arde , nao coça . Mas me incomoda. O que pode ser ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, que cor tem seu corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. As vezes amarelo , e a textura é parecido uma gelatina , um chicletes . Nao coça , nao arde e nao tem cheiro. O que pode ser ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor falar com seu médico, pois pode ser uma vaginose... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Bom dia, estou com uma grande duvida. Uso o diu de cobre esse mes minha menstruacao veio normal no periodo certo como todos os meses vem. Porem estou em panico pois meus seios estao doloridos e isso acontece sempre antes da menstruacao indo embora assim que a mesma acaba. Posso considerar a possibilidade de uma gravidez ? Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como coincide com a menstruação e é sempre cíclico esse efeito, me parece que seja uma causa hormonal... pode fazer teste de gravidez... para ficar mais tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa tarde, botei o Diu hj e estou sentindo uma cólica chata isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve seguir as indicações de seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa noite, uso Diu de cobre um ano e meio, tenho vários sintomas que me encomendam devo retirar ou é normal. Ciclo menstrual de 7 dias sendo o primeiro dia bem marrom , e com mta cólica e dores nas costas como se estivesse deslocado minhas costas. 3 dias de fluxo bem intenso e os outros 4 mas tranquilo , náuseas , forte dores nas pernas ,irritabilidade , stress e choro.enjôo em alguns períodos.( dor nas relações ) Gostaria de saber sua opinião já que estou um bom tempo e não tive melhora nos sintomas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como é um diu de cobre não me parece que seja esse o motivo para seu choro, irritabilidade, deve falar com seu médico para ele avaliar... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá tive duas gravidez tomando medicamento a primeira tomava injeção a 5anos a segunda tomava remédio a 3anos.Corro risco de engravidar com diu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pois este e os outros métodos têm grande eficácia... mas se tem dúvidas se proteja com preservativo também... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Bom dia. Coloquei um DIU de cobre, standart já está, mais ou menos, com um mê. Desde então venho sentindo alguns sintomas e gostaria de saber se podem ser efeitos colaterais do mesmo. Taís sintomas são: - enjôos (muito parecidos com os da gravidez); - dor de cabeça; - dor nas costas (próximo ao pescoço) e nos braços. P.s.: já fiz um teste de gravidez e deu negativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não sei se tem alguma relação, mas me parece que deve procurar seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Boa noite. Dr. Coloquei o Diu de cobre a 13 dias e agora comecei a ter febre sem razão, Dores de cabeça fortes, dor nas costas se estendendo pelas pernas e causando dormência e um excesso de secreção marrom desde q parou a menstruação. Minha dúvida é se todos esses sintomas são causados pelo Diu e se devo remover?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode haver relação, deve falar com seu médico para ele avaliar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Frequentemente tenho um corrimento intenso,espesso, e com uma coceira insuportável. Fui na médica e ela disse que era candidiase, passou tratamento e passou, mas depois de um bom tempo voltou. Sempre vai e volta. Será que se trata de candidiase mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ser mas pode ter que fazer outro tratamento e descobrir a causa... fale novamente com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Boa noite..
    Tive bb a 8 meses tomo o elani ciclo, pois não amamentou mais. Sempre quis usar o Diu, porque tenho muitos efeitos colaterais com a pílula.
    Sofro com cólicas e um fluxo muito intenso e tenho ovário policistico, será que com o Diu vai ser pior???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com o diu de cobre vai ter o ciclo como tinha antes de usar a elani, se tinha cólicas e fluxo intenso vai continuar tendo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Queria saber se posso ter relação estou com o diu de cobre há três dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar pela liberação de sua médica, não si se vai conferir se está bem posicionado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. olá, coloquei o Diu á 10 dias.. senti muita cólica nos três primeiros dias.. depois tive corrimento meio amarronzado e agora minha menstruação veio fora do período.. tbm estou sentindo umas tremidinhas na barriga.. esses sintomas são normais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que sim, é diu de cobre ou tem hormõnios? Tem consulta de controlo marcada com seu médico? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Olá uso do DIU de cobre OPTIMA 380A a dois anos e meio. Em relação às cólicas e quantidade de fluxo, normalizaram nos primeiros meses. Contudo, há outros efeitos colaterais que me incomodam muito e estão me fazendo pensar em tirá-lo, como corrimento, já tive candidíase várias vezes e nos últimos meses outro tipo de corrimento com odor muito forte, que piora durante a menstruação. Há alguma alternativa para não precisar recorrer a esses tratamentos, já que alguns nem fazem mais efeito ou a única alternativa é tirá-lo??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para ele avaliar... pode passar pelo retirada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Boa tarde. Coloquei diu de cobre dia 17 de outubro 2016 quando posso voltar a jogar bola? Vou correr o risco de sair do lugar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, logo após parar a menstruação pode retomar sua vida normal... siga as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá uso o DIU há um ano e meio mês passado tive hemorragia Pois havia 4 meses que não vinha para mim esse mês estou sentindo muita dor uterina o que pode ser fiz ultrassom hoje não deu nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar para menstruar... deve aguardar... foi ultrassom endovaginal cavitário? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Ola Doutor! Uso o DIU de cobre a 4 anos já. Me adaptei mto bem a ele. Comecei a fazer um tratamento estético e a profissional me disse que não poderia usar aparelho na região abdominal por causa do DIU. O aparelho é o Heccus. Já fiz este tratamento em outra clinica e não me falaram nada sobre isto ser um impeditivo. Há mesmo algum problema em usar este tipo de aparelho e o diu de cobre? Se há problema, qual o tipo de problema que pode causar? Fiz ultrassom depois do ultimo tratamento estético e não havia nada de anormal com o DIU.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está contra-indicado alguns tratamentos pelo risco de causar uma reacção no cobre tipo aquecer... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Olá bote diu de cobre quarta feira estou sentindo minha barriga muito dolorida isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nota algum corrimento? Quando vai fazer o controlo com seu médico? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Bom dia ! Coloquei o diu de cobre em março/2016 apos isso travei a coluna , sinto mtas dores no meio das costas e lombar como se não conseguisse sustentar minha coluna , foi descoberto que meu diu estava fora do lugar e recolocamos em outubro/2016 continuo com as mesmas dores nas costas/lombar nunca tive qualquer problema nas costas , sempre fiz atividades físicas ... meu ciclo tá em dia , porém o incomodo nas costas não cesa , teria alguma relação com o diu de cobre ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter alguma relação indireta... é melhor falar com seu médico novamente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Olá boa noite.usei o Diu de cobre por 4 meses retirei no dia 30/9/16 desde da retirada a minha menstruação fica só um dia e vem muito pouca porque será

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter alguma relação, mas está a ter menstruação regular? Deve aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Ola,coloquei o Diu de cobre a um mes e ando muito nervosa estressada,sera algum efeito colateral?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece, pois como é um anticoncepcional físico não tem esse efeito colateral... ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Sim ela é regular tenho um ciclo de 31 dias mas vem acompanhado de fortes dores mas depois pasaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok não me parece ter relação com o diu, por sr de cobre, deve aguardar... há muitas fatores que podem alterar nossa menstruação... como o stresse, cansaço, trabalho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Coloquei o diu na segunda feira,sem estar menstruada e ainda estou sentindo muito dor e normal? Com quanto tempo é P fazer a ultrasom? Com quanto tempo posso ter relações?
    É agora estou com um corrimento marrom parece uma babá éo q isso ? É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não falou com seu médico? O que ele sugeriu? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não um ginecologista mandou eu procura um g cirurgião P colocar o diu peguei o encaminhamento P colocar e pronto. Sai de lá c muita dor só com o papel P fazer a ultrasom e pronto ninguém me falou nada

      Eliminar
    3. Ok, deve fazer o ultrassom 2 semanas depois e só depois pode retomar a vida normal, com a confirmação que está bem localizado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Olá coloquei o DIU de cobre em 02/12, Tenho uma viajem agendada para 30/12 a 05/01 e pelos meus cálculos será quando estarei menstruada :( gostaria de saber se tem como adiar/adiantar e se não tem, se a menstruação costuma mudar muito após a. Colocação do DIU! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode alterar, mas na maioria das vezescontinua a ser como era antes... para adiar não aconselho o uso de medicação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Olá. Coloquei o foi dia 06.12. Tive sangramento por alguns dias mas logo parou. Não sinto dores, mas tenho um corrimento que so foi semelhante após a minha Cesárea. E pela adaptação hora corpo ao diu ? Ou seria algum tipo de infecção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria ser a adaptação... deve aguardar com calma, ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Coloquei o diu de cobre no dia 10/12 fiz a ultra no dia 18 está bem localizado.. certinho .Com quanto tempo posso ter relações??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já pode, pois foi confirmado que estava no local... ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Olá dr, tenho o diu de cobre a um ano e 1 mês. Tive relaçao com meu marido a 3 três semana e estou me sentido enjoada e a barriga está enchada e seios também. Pode acontecer de depois desse um o diu ter se deslocado. obs: menstruação veio normal porém com fluxo fraco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como menstruou não deve estar grávida, pode fazer um teste para excluir, ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Boa tarde. Tenho o DIU de cobre, e dou-me bem com ele. A minha única duvida prende-se com o facto de ter de tomar brufen 600 de vez em quando, porque tenho enxaquecas. Sei que pode diminuir a eficácia. Devo tomar medidas de precaução extra? Durante quanto tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nas dosagens e tratamento mais prolongados pode interferir, deve falar com seu médico, pois existem outros tratamentos para suas crises, ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Normalmente só tomo um. E fico sempre com receio de diminuir a eficácia do diu nesse dia e seguintes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ok, um é uma dose baixa, fale com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. Boa noite doutor,fiquei com diu 4 meses e tive que tirar após a ultrassonografia consta que ele estava fora do lugar,gostaria de saber qual os efeitos colaterais depois da retirada do Diu? A minha menstruação está atrasada a 2 dias é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, seu diu é de cobre? Ou tem hormônios? Ando por aqui... se proteja... :)

      Eliminar
  39. Pra colocar o diu precisar d algum medicamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, à médicos que dão medicação antes, não é normal, pois é normalmente bem tolerado pela mulher... ando por aqui...

      Eliminar
  40. Olá Doutor, coloquei o DIU de cobre a uma semana atrás e passei a ter pequenos escapes (de cor amarronzada/avermelhada) isso é normal? Quanto tempo isso vai durar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer, deve aguardar que seu corpo se adapte a este novo anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Olá Dr... coloquei o diu de cobre dia 17/2, após 40 dias do parto. Uma semana depois fui fazer ultrasson e cortar o fio, o diu saiu. O médico esterilizou e o colocou novamente, fazendo um ultrassom transvaginal em seguida para verificar se estava no lugar e deu ok. Após o procedimento, sangrei por 4 dias e agora estou com um corrimento gelatinoso de cor amarelada. O que pode ser? Não tem mal cheiro. Devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é amarelo no absorvente ou roupa? Nesse caso é corrimento normal, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não está mais amarelo. Esta branco meio transparente e gelatinoso. Todos os dia sai um pouco, uma gosma e não tem odor. Uso protetor diario. Ainda não menstruei. É normal? Como posso acabar com isso?

      Eliminar
    3. Ok, deve falar com seu médico, pois pode estar com infecção, ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Olá Dr... então, estou estudando colocar o DIU depois de ser proibida por médicos ginecologistas, cardiologista e neuro, a tomar o anticoncepcional. Logo, suponho que o indicado pra mim será o DIU DOU de cobre. A minha pergunta é a seguinte, como nunca tive filhos, quais os modelos de DIU de cobre existem no mercado e o mais usado para meu tipo de perfil (não ter tido filhos)? Agradeço de já pela atenção! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, existem diferentes tamanhos, o mais pequeno deve ser o mais indicado, mas está pensando em não ter filhos? É que o diu é um anticoncepcional de longa duração, ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Ola Dr,

    Pretendo engravidar em 3 anos.
    Já tomo ACO há 15 anos. Acha que vale a pena colocar o DIU de cobre para ficar som ele só 3 anos?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se pretende engravidar em 3 anos não é sugerido o diu de cobre, pois é um método contraceptivo de maior duração, ando por aqui, fale com seu médico... :)

      Eliminar
  44. Boa noite, Dr.
    Coloquei o diu de cobre na quarta feira passada, mas infelizemente fui vitima de violencia medica. Senti MUITA dor durante a colocacao do dispositivo, e pedi pra o medico parar, mas ele insistiu. O processo foi muito complicado e traumatico, mas no final deu certo. Na segunda feira vou fazer uma eco pra verificar se ele esta no local certo. Decidi nao voltar mais no medico que me atendeu, pois penso que ele deveria ter parado qdo eu solicitei. A dor que eu senti foi demasiadamente intensa.
    Gostaria de dividir esse momento com vc e com as leitoras do blog e perguntar sobre a realizaçao de atividades fisicas.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve então aguardar pela eco... em relação à actividade física é melhor nos próximos dias evitar para não ter riscos, embora não exista contra-indicação habitualmente sugiro isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Olá Doutor coloquei o Diu em fevereiro desse ano e faz um mês que estou mestrando sem para e normal e tenho muitas cólicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, com o diu de cobre, se mantiver essa perda ou aumentar a quantidade deve falar com seu médico para evitar os riscos de anemia, ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Olá dr.. Coloquei Diu mini de cobre ontem. Não estou sentindo nada. Fizemos no memso momento o ultrassom transvag e está tudo ok. O Diu começa fazrr efeito na memsa hora ou tenho q aguardar mais tempo p ter r*****? E quis os sintomas caso ele se desloque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o seu médico indicou algum período de quarentena? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Olá doutor! Coloquei o diu de cobre em 3/3 e sangrei por 7 dias. Depois desse período Não menstruei. Está dentro do prazo? O diu de cobre pode atrasar a menstruação? Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, apesar de não hormônios e não interferir no ciclo hormonal, algumas mulheres referem que notam alterações menstruais, normalmente ligeiro aumento do fluxo... aguarde e siga as indicações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Olá Doutor!
    Tomei meu anticoncepcional intramuscular dia 27/03 e dia 29/03 coloquei o DIU de cobre.
    A colocação foi dolorosa, porém tranquila, 10 min depois comecei a sangrar, começaram as cólicas que foram aumentando para dores horrorosas(tipo contração) que durou três dias. Em uma semana eu já não sentia mais cólica, mas infelizmente meu sangramento não para. Fiz o repouso direitinho conforme o médico recomendou.
    Hoje tomei coragem e tentei sentir o fio, não senti nada e o sangramento continua.
    É normal???

    Obs.: o médico não fez nenhum tipo de exame depois(USG, RX, ECO).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nos primeiros meses podemos ter fluxos mais prolongados e maiores, deve falar com seu médico se continuar sem sentir, é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Coloquei o diu e tive três dias de sangramento,passou alguns dias e voltou...
    Agora já faz uns sete dias q estou sangrando,tô preocupada será normal???
    Tenho q fazer a ultra amanhã,mas nem sei se vou conseguir fazer sangrando!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi diu de cobre, ele pode aumentar o risco de sangramento, e até termos menstruações mais prolongadas, nos primeiros meses, ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Olá Doutor,coloquei o DIU de cobre tem 2 meses. Estou gostando muito,apesar do aumento do fluxo. Porém tem algo diferente desde de que coloquei o Diu que estou relacionando a ele,mas nenhum medico acha que tenha relação.Tenho uma dor intercostal (dor bem localizada na costas proximo a costela.) Já fiz exame de RX eliminando doença nos pulmões ou coluna. Acha que posso estar tendo alguma neuralgia intercostal referente a colocação do Diu? Att,Monique.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, falou com seu médico sobre essa possibilidade? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.