segunda-feira, janeiro 26, 2015

Os efeitos colaterais do anticoncepcional tamisa®

Os efeitos colaterais do anticoncepcional tamisa®


O anticoncecional tamisa® é uma pilula hormonal combinada indicada na prevenção da gravidez, que tem na sua composição hormonal o etinilestradiol e o gestodeno.

Como todos os medicamentos podem causar alguns efeitos colaterais, sendo mais comuns na fase inicial de adaptação, nessa fase inicial (até à terceira ou quarta cartela) os mais comuns são:
  • aumento da mama
  • menstruações irregulares
  • ausência de menstruação
  • inchaço da barriga
  • náuseas

Apesar de serem estes os mais comuns na fase de adaptação, podem surgir outros, pois cada mulher reage de maneira diferente. O efeitos colaterais possíveis do anticoncecional tamisa® são:

Efeitos colaterais do anticoncecional tamisa® - muito comum: > 10% - enxaqueca e sangramento de escape (spotting).

Efeitos colaterais do anticoncepcional tamisa® - comum: > 1% e < 10% - vaginite (candidíase), alterações de humor, alterações de libido, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, dor, sensibilidade, aumento, secreção das mamas, alteração do fluxo menstrual, falta de menstruação e alterações de peso.

Efeitos colaterais do anticoncepcional tamisa® - incomum: > 0,1% e < 1% - alterações de apetite, cólicas abdominais, inchaço de barriga, erupções cutâneas, manchas na pele, hirsutismo, queda de cabelo e aumento da pressão arterial.

Efeitos colaterais do anticoncepcional tamisa® - raro: > 0,01% e < 0,1% - intolerância à glicose e às lentes de contato.

Efeitos colaterais do anticoncepcional tamisa® - muito raro: < 0,01% - trombose.

Se apresentar alguns destes sintomas não interrompa o anticoncepcional sem falar com seu médico - saiba mais sobre interromper a pilula.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

24 comentários:

  1. Boa Tarde
    quando a mulher não menstrua, o utero dela aumenta ? Eu fiz uma ultra pélvica em dezembro e o tamanho do meu utero era 40 e eu fiz outra em janeiro ( não menstruei ) ele esta 62. Se eu estivesse grávida eu estaria com 3 meses e 2 semanas, mas os meus betas são negativos. Pelo fato de não ter menstruado o utero pode ter crescido ou é indiferente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter outras alterações no útero, que não estão ligadas com o anticoncepcional... me diga se já falou com seu médico? Teve algum sangramento ou corrimento marrom? Ando por aqui....

      Eliminar
  2. Oi, queria saber se o fuso horário altera o efeito da pilula e de que maneira, pois li sobre isso e ninguém explicou a fundo esse assunto. Tomo a pilula no Brasil as 13h e passei dez dias fora, tomando as 19h pois assim seriam 13h no Brasil. Corro algum risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre, pois manteve o horário, mas mesmo que no Brasil passe a tomar às 19 horas não altera a eficácia, desde que tome todos os dias está protegida, um atraso de 6 horas não altera a eficácia da pilula anticoncecional... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Qual antconcepcional que não causa náuseas e enxaqueca.? Tomava Diane sofria muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tinha essas alterações com diane, com uma pilula mais fraca (com menos estrogénios), pode notar menos efeitos secundários... deve falar com seu médico e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Tenho endometriose não posso menstruar,estou tomando elani 28 mas tendo escapes contínuos,Dr pediu pra tentar o Tâmisa 30,senão diu hormonal ou implante cutâneo. Não tenho outros problemas de saúde, 1 filho e 34 anos.O que vc indicaria no meu caso ?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir os conselhos de seu médico e esperar pelo menos 3 a 4 cartelas para ver os efeitos totais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Faz um ano e meio que tenho escapes, fui em três ginecologistas, a primeira me indicou o yasmin, eu tomava o diabo há 8 anos, os escapes continuaram, fui lá e ela passou o elani ciclo, não resolveu. Não tenho dores de cabeça, nem náuseas, nem cólicas, estava tendo muita acne. Como não resolveu fui em outro que pediu ultrassom, o útero estava espesso e no papanicolau não deu nada, ele me passou o Tamisa, com dois meses de uso parou o escape, mas tive reações como dor de cabeça, ânsia, cólicas, inchaço, do nada surgiram duas manchas roxas na perna, parei de tomar por conta das manchas. Voltei no médico, ele receitou pomada ginecológica e o elani, usei os sete dias, como não pararam os escapes comprei mais pomada e usei mais duas semanas. Mesmo assim estou com esses escapes, às vezes marrom escuro e de vez em quando sangue vivo. Eu não se paro de tomar o anticoncepcional por dois meses, eu não tenho relações, mas meu receio e descer muito como antes de tomar o Diane. Será que devo tomar o elani até o resto da cartela, ficar uns dois meses sem tomar e depois voltar no médico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que o melhor é falar com seu médico, mantém o anticoncepcional e entretanto fala com ele... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Oi tomo o remedio por indicacao da minha cunhada. Estou com muita queda de cabelo, deu uma diferenca bem consideravel no volume do meu cabelo o que eu faço ???? estou desesperada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e se continuar tendo fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá se eu ficar uma semana sem tomar o Tâmisa 20 e na outra semana voltar a tomar corre algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre... a não ser que seja a semana de pausa entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Oi, tomo Tâmisa 20 a uns 5 meses e comecei a ter escapes a uma semana mais ou menos, minha cartela ainda não acabou e eu estava pensando em trocar para o 30, seria "perigoso"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que se trocar para o 30 tem mais chances de ter escapes.... deve manter e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Ola, tomo o tamisa20 a mais ou menos uns 7 meses e notei o meu utero baixo, aberto e pouca lubrificaçao vaginal, seria um grande problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas na relação passou a lubrificar menos? Tem dores durante a relação? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá, nota o útero mais baixo porque fez toque? Esta para menstruar? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    3. Fiz o toque, tenho notado ele baixo ate mesmo antes de começar a tomar o contracepctivo.
      Obs. Tomo o contraceptivo continuamente, interrompo durante uma semana a cada 3 meses.

      Eliminar
    4. Ok, e foi seu médico que sugeriu tomar dessa forma? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Ok, é que tomar assim seguido aumenta as chances de ter efeitos adversos, deve passar a tomar como é recomendado (com pausa entre as cartelas) e fazer consulta para avaliar essa descida do útero... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.