segunda-feira, março 09, 2015

Alergias na primavera, descubra os sintomas e como prevenir

Alergias na primavera, descubra os sintomas e como prevenir

Com a chegada da primavera os riscos e casos de alergias aumentam, com o surgimentos das flores e libertação dos polenes o risco de alergias aumenta.

Em Portugal as espécies mais alergénicas são as gramíneas, fenos, erva parietária, oliveira, acácia, pinheiro, cedro e plátanos. A libertação dos polenes associada ao tempo seco e quente e vento favorecem a sua proliferação, o clima ameno pode ainda contribuir para a replicação dos ácaros, outro foco alérgico no período primaveril.

Sinais de alergia

Os principais sinais de alergias são a irritação de garganta, pingo ao nariz e espirros, pode ainda notar outros sintomas como lacrimejo dos olhos, dor e inchaço na região nasal (seios perinais) - quadro de rinite alérgica. Os sintomas de uma alergia podem-se confundir com os de uma constipação, a diferença é que perduram durante a época de polinização.

O quadro de alergias associado a outras doenças como a asma, DPOC, hipertensão ou mesmo diabetes pode se traduzir num prognostico mais reservado e necessidade de maior apoio médico.

Como prevenir as alergias

Para prevenir a sua ocorrência pode:
  • fazer a medicação prescrita pelo seu médico
  • fazer a vacina contra as alergias
  • conferir o boletim polinico para saber que espécies e polenes vai surgir na sua região (pode conferir o boletim polinico na página Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica - SPAIC)
  • tome algumas medidas para aliviar os sintomas
  • não se auto-medique
  • evite os animais em casa
  • limpe o pó da casa com panos aderentes
  • mudar a roupa da cama duas vezes por semana
  • prefira os aspiradores (mude os filtros todos os anos)


Fontes bibliográficas
Partilhe

7 comentários:

  1. Olá mt boa noite.. Tomo a pílula yaz e foi-me receitada pela medica de familia. Acontece que vivo preocupada com medo das consequências da pilula na minha saúde e nos riscos que corro ao toma-la. Com a pesquisa que fiz aqui na sua pagina pude perceber que as pilulas com levonorgestrel têm menos efeitos negativos na vida da mulher, gostaria muito de mudar para uma pilula que me trouxesse menos efeitos negativos.. Mas este tipo de hormona nao trata a acne? Tenho tendência a este problema e ê por isso mesmo que tomo yaz.. Mas tenho mt medo que a drospirenona me faça mal :( que me Conselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu aconselho manter a yasmin e a falar com sua médica, realmente as pilulas com levonorgestrel tem menos riscos, mas pode não notar a pele tão limpa, por isso tem que ponderar... a verdade é que mesmo tendo o risco aumentado os estilos de vida são importantes, fazer exercício, a dieta e evita o tabaco podem ajudar a combater esses riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Pois eu nao faço muito exercicio e também sou fumadora, por este motivo é que tenho bastante receio..

      Eliminar
    3. Olá,
      pois deve pensar em mudar os seus estilo de vida, é o mais importante... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Muitos parabéns pelo seu excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  3. estou gravida de 31 semana estou com alergia ao polem a medica so me aconselha vapores com sora tive que ir para a baixa pois tapa me o nariz e causa me cansaço. nao ha mais nada a fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      infelizmente não há muito mais, pois devido à gravidez não pode fazer certos medicamentos, vou publicar um post sobre o alivio dos sintomas de alergia para grávidas, para a ajudar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.