sexta-feira, março 13, 2015

Alimentação do bebê a partir dos 4 meses - alimentação do bebê dos 4 aos 6 meses cardápio

Alimentação do bebê a partir dos 4 meses - alimentação do bebê dos 4 aos 6 meses cardápio

A alimentação saudável e correta deve se iniciar no primeiro ano de vida do bebé. A introdução de alimentos sólidos deve ser feita de forma gradual e correta para que a criança tenha todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, tenha hábitos alimentares corretos, melhor desenvolvimento (aumento de peso), menos risco de alergias, educação do paladar e prevenção da prisão de ventre no bebé.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que um bebé que seja amamentado com leite materno deve iniciar a diversificação alimentar a partir dos 6 meses, pois somente a partir desta idade o organismo tem maturidade e o leite materno já não fornece alguns nutrientes nas quantidades que o bebé necessita. Apesar desta recomendação, os pais iniciar a introdução de alimentos sólidos entre os 4 e os 6 meses, a introdução dos alimentos antes dos 4 meses aumenta muito o risco de alergias e intolerância a alguns nutrientes.

Introdução de alimentos sólidos - cardápio

Os pais entre os 4 e os 6 meses podem introduzir alguns vegetais e a papa, a introdução dos alimentos sólidos substitui uma mamada, a criança nesta fase da vida passa a fazer menos duas mamadas (exemplo de uma criança que come sopa e papa). Os alimentos que os pais devem introduzir de forma gradual, um vegetal novo de 3 em 3 dias, são: batata, cenoura, abóbora, pastinaga, batata-doce, chu chu, cebola, arroz, azeite, alface, brócolos, courgette, feijão-verde, couve-flor, abacate, pêra, maçã e banana. (Como fazer sopa para o bebé)

Curiosidades:

A fruta deve ser fornecida inicialmente cozida, maçã e pêra, para que seja melhor tolerada pelo intestino do bebé.

Nalguns países a passagem da alimentação láctea para a não láctea exclusiva pode ser feita com a introdução de alguns alimentos sólidos misturados no leite, esta estratégia permite uma melhor adaptação do bebé aos novos sabores.

As papas escolhidas para os bebés nesta faixa etária devem ser sem gluten, de arroz e milho. (Como fazer a papa do bebé)

Curiosidades:

Os pais podem juntar fruta à papa.

Fontes bibliográficas
Partilhe

2 comentários:

  1. Olá Carlos! Descobri o seu blogue e tenho que lhe dar os parabéns. Conteúdo super bem estruturado, organizado, bem explicado. Parabéns pelo serviço público. Não querendo ocupar o seu tempo, gostaria de lhe colocar uma questão: estou a tomar a pílula yasminelle, no entanto, por diversas razões, decidi que ia suspender a sua toma. A pergunta é: Supondo que hoje foi o último dia que tive relações de forma desprotegida, quanto tempo necessito a tomar a pílula para que seja viável parar a toma da mesma? Não sei se elaborei bem a questão, espero que consiga compreender :P
    O meu muito obrigada,
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, basta tomar 3 dias e depois parar... se precisar ando por aqui... :) obrigado por sua palavras... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.