A pílula anticoncepcional faz efeito no primeiro dia?


A mulher ao iniciar um anticoncepcional, após conselho médico, espera que ele comece logo a fazer efeito. 

A verdade é que os anticoncepcionais hormonais começam logo a fazer efeito, como provam o surgimento dos efeitos adversos e outras alterações causadas pelo aumento dos hormônios na corrente sanguínea. Mas e o efeito contraceptivo, será que surge logo? A pílula anticoncepcional tem efeito imediato? Sim pode ter em determinadas situações tais como:
  • se a iniciar logo após parar outro anticoncepcional
  • se a iniciar no primeiro dia da menstruação
Pilula anticoncepcional
Pílula anticoncepcional
A pílula anticoncepcional faz efeito a partir de quando?

A pilula pode fazer logo efeito se a iniciar no primeiro dia da menstruação e a tomar sem falhas, no entanto é comum ser sugerido uso de um método barreira ou físico, como o preservativo, nos primeiros 7 dias do anticoncepcional para não correr riscos.
Mas se iniciar o anticoncepcional noutro dia da menstruação, do 2° ao 5° dia deve se proteger com método barreira para não correr riscos.

Se a mulher iniciar a pílula sem estar menstruada, por exemplo depois de um teste de gravidez negativo ou por indicação médica, deve se proteger nos primeiros 15 dias do anticoncepcional.

O numero de dias de proteção sugerido pode variar, se lembre que tenho sempre o cuidado de alertar e diminuir os riscos de gravidez. A pílula anticoncepcional não previne as doenças sexuais transmissíveis.
A pílula anticoncepcional faz efeito no primeiro dia?


Agora que já conferiu o post não se esqueça de comentar e partilhar, é o melhor obrigado que me pode dar, confira também estes posts 😊
Acabou a cartela e a menstruação não veio. O que deve fazer?
Na segunda cartela da pílula anticoncepcional já estou protegida?
Durante a pausa do anticoncepcional estou protegida?


Fontes bibliográficas